Ministério busca avançar na regulamentação do balonismo para fins turísticos após acidente em SC
Queda de balão matou oito pessoas em Praia Grande (SC) neste sábado (21)
247 – Após o acidente envolvendo um balão de ar quente que matou oito pessoas em Praia Grande (SC), neste sábado (21), o Ministério do Turismo informou que pretende acelerar a regulamentação do balonismo para fins turísticos no país. Conforme relatado pelo jornal Estado de S. Paulo, a pasta afirmou que espera avanços em torno do tema “já na próxima semana, em decorrência de uma reunião com as entidades envolvidas” na questão.
De acordo com o Ministério do Turismo, a meta é criar regras específicas para os voos turísticos de balão. O governo afirma estar trabalhando em conjunto com o Sebrae e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para definir as normas.
“O objetivo é que o país já possua uma regulamentação específica e clara para a operação de voos de balão em atividades turísticas, visando garantir a segurança dos praticantes e impulsionar o desenvolvimento desse segmento no Brasil”, disse a pasta.
Mais cedo, a Anac destacou que os voos de balão são considerados de alto risco e ocorrem “por conta e risco” dos praticantes.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, 21 pessoas estavam a bordo do balão no momento da queda. A estrutura caiu próximo a uma área de mata. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o balão em chamas antes de atingir o solo.