Vieira espera suspensão das tarifas durante as negociações com Trump
Ministro das Relações Exteriores classificou como “muito positiva” a reunião entre o presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
247 - O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, classificou como “muito positiva” a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo ele, o encontro, realizado neste domingo (26), abriu caminho para uma nova fase nas relações bilaterais e pode resultar em um acordo entre os dois países nas próximas semanas.
Segundo o chanceler brasileiro, o resultado do encontro entre os líderes foi “ótimo". “A reunião foi muito produtiva. O saldo final é ótimo. Trump declarou que dará instruções a sua equipe para começar um processo de negociação bilateral. É para que tudo seja resolvido em pouco tempo”, afirmou Vieira.
"Tarifas não fazem sentido"
Durante o encontro, presidente dos Estados Unidos sinalizou que pretende suspender as tarifas aplicadas a produtos brasileiros. Segundo Mauro Vieira, Trump teria reconhecido que as restrições não fazem sentido no contexto atual. “Nós vamos ter negociações, conversas, visto que a tarifa é aplicada a um país que não tem superávit nos Estados Unidos”, declarou o ministro.
Vieira evitou precisar o prazo para a suspensão efetiva das taxas, mas ressaltou que o gesto representa um avanço concreto. Trump, por sua vez, não impôs condições para o início das negociações.


