Lula promete gás gratuito a 17 milhões de brasileiros do CadÚnico
Presidente afirmou que governo encontrará solução mesmo sem distribuidora pública de gás, durante reunião do CDESS no Palácio do Itamaraty
247 - Durante a quinta reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), realizada nesta terça-feira (5) no Palácio do Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o governo federal irá garantir o fornecimento gratuito de gás de cozinha para cerca de 17 milhões de brasileiros inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
A informação foi divulgada em matéria da Agência Brasil. Lula destacou que, apesar das dificuldades estruturais causadas por privatizações anteriores, a meta será cumprida. “Pode ficar certo que a gente vai garantir que 17 milhões de pessoas que estão no CadÚnico vão receber gás gratuitamente neste país”, afirmou o presidente.
Segundo Lula, a ausência de uma distribuidora pública de gás é um obstáculo herdado de gestões anteriores. “A gente não tem distribuidora de gás, porque privatizaram tudo neste país, mas a gente vai dar um jeito”, garantiu, sem entrar em detalhes sobre o mecanismo que será adotado para viabilizar o benefício.
O presidente aproveitou ainda o encontro para elogiar o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). “É motivo de orgulho para o Brasil ter um homem como Geraldo Alckmin cuidando da nossa política industrial”, disse Lula, em uma demonstração de confiança e parceria com o vice.
A reunião do CDESS — também conhecido como “Conselhão” — marca a quinta edição desde que foi recomposto em 2023. O colegiado tem como função assessorar a Presidência da República na formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, social e ambiental do país, reunindo representantes de diferentes setores da sociedade civil, empresariado e governo.
(Com informações do Valor Econômico)
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: