Lula: os EUA nunca irão salvar o Brasil; é preciso andar com as próprias pernas
Lula enfatizou que a postura não exclui parcerias internacionais
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta sexta-feira (29), que o Brasil encontre um caminho próprio de desenvolvimento, e afirmou que os Estados Unidos, atualmente sob o comando de Donald Trump, jamais irão salvar o país dos problemas que enfrenta.
Lula enfatizou que a postura não exclui parcerias internacionais. "Ou o Brasil acredita nele próprio e anda com suas próprias pernas... fazendo parcerias com quem quer investir, por isso já fiz reuniões com uma série de líderes mundiais... cabe ao Brasil não ficar deitado em berço esplêndido esperando que alguém venha nos procurar. Precisamos ser ousados e ir lá fora vender o que podemos vender", afirmou Lula na inauguração do Centro de Tecnologia e Inovação Agroindustrial, em Montes Claros-MG.
O presidente também fez duras críticas aos EUA, que aplicaram uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros. "Temos que pensar que tipo de nação que queremos. Que tipo de projeto de desenvolvimento queremos. Não podemos ficar na expectativa de ficar rindo com os EUA que eles farão o que precisamos. Não vão. Qual país na América Latina, vizinho dos EUA, que ficou rico? Em 500 anos...", disse Lula.
"Por que isso? Ora, porque na verdade, para que esses países pequenos pudessem se desenvolver, precisamos de investimentos em educação", afirmou.
Em seu discurso, o presidente Lula reforçou que outros países não salvarão o Brasil, e também mencionou, além dos EUA, China e Rússia.