HOME > Brasil

Lula lamenta acidente aéreo no Mato Grosso do Sul

Presidente lamentou a morte das vítimas, dentre elas um dos maiores arquitetos do mundo, o chinês Kongjian Yu

Lula e Kongjian Yu (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil | Tomaz Silva/Agência Brasil)

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, nesta quarta-feira (24), a morte de quatro pessoas em um acidente aéreo ocorrido no Pantanal de Mato Grosso do Sul, na noite de terça-feira (23). Em nota oficial, Lula destacou a relevância internacional do arquiteto chinês Kongjian Yu, uma das vítimas, reconhecido por seu trabalho inovador em sustentabilidade urbana. 

“Foi com tristeza e consternação que recebi a notícia do desastre aéreo ocorrido no Pantanal no início da noite desta terça-feira, 23 de setembro. A tragédia, infelizmente, custou as vidas do piloto Marcelo Pereira de Barros, dos documentaristas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr e do arquiteto chinês Kongjian Yu”, afirmou o presidente em comunicado. Lula ressaltou ainda a importância de Yu em tempos de crise climática: “Ele se tornou uma referência mundial com as cidades-esponja, que unem qualidade de vida e proteção ambiental: algo que queremos – e precisamos – para o futuro”.

Detalhes do acidente

A queda do avião de pequeno porte aconteceu na zona rural de Aquidauana, ao lado da pista de pouso da Fazenda Barra Mansa, uma área turística do Pantanal que já serviu de locação para a novela Pantanal, da TV Globo. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil confirmaram que todas as quatro pessoas a bordo morreram na tragédia. As causas do acidente ainda serão investigadas.

As vítimas foram identificadas como:

  • Marcelo Pereira de Barros, piloto e proprietário da aeronave;
  • Kongjian Yu, arquiteto chinês de renome internacional;
  • Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, cineasta documentarista;
  • Rubens Crispim Jr., diretor e documentarista.

Legado de Kongjian Yu

Considerado um dos maiores arquitetos do mundo, Kongjian Yu era conhecido pelo conceito das “cidades-esponja”, que buscam aliar infraestrutura urbana à preservação ambiental e à convivência sustentável com a água. Sua passagem pelo Brasil incluía participação como uma das principais atrações da Bienal de Arquitetura em São Paulo. Em seguida, Yu viajou ao Pantanal em missão para conhecer a região.

De acordo com amigos do documentarista Luiz Fernando Ferraz, ele e Yu trabalhavam juntos em um projeto audiovisual justamente sobre as “cidades-esponja”, reforçando a importância global desse modelo urbanístico diante das mudanças climáticas.

Mensagem de solidariedade

Na nota, o presidente Lula expressou condolências às famílias e colegas dos mortos no acidente: “A todos os amigos, familiares e colegas de trabalho das vítimas, deixo meus mais profundos sentimentos”.

A tragédia no Pantanal interrompeu a trajetória de quatro profissionais reconhecidos, entre eles uma das maiores referências mundiais em arquitetura sustentável.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...