HOME > Brasil

Lula anuncia novos investimentos chineses na área da saúde

Acordos firmados em Pequim incluem produção de vacinas, equipamentos médicos e transferência de tecnologia para empresas brasileiras

Rui Costa, Lula e Alexandre Padilha com enconstro com empresários (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

247 - Durante o Fórum Brasil-China realizado nesta segunda-feira (12) em Pequim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a assinatura de uma série de memorandos de entendimento com empresas chinesas da área da saúde. Os acordos envolvem desde a produção local de equipamentos médicos até a fabricação de vacinas e insumos estratégicos, com transferência de tecnologia para o Brasil.

“Muito feliz com mais um evento importante aqui em Pequim para o fortalecimento da relação Brasil-China com a participação dos ministros Rui Costa e Alexandre Padilha”, escreveu o presidente.

Segundo Lula, as parcerias assinadas com empresas chinesas irão ampliar a oferta de serviços de saúde à população brasileira. “Empresas chinesas da área da saúde assinaram uma série de memorandos de entendimento que irão garantir o aumento do acesso a exames e medicamentos para os brasileiros e brasileiras”, afirmou.

Uma das frentes mais relevantes do acordo é a instalação de unidades produtivas no Brasil. “Por meio desses acordos, os chineses e grupos brasileiros passarão a produzir em nosso país equipamentos de ressonância magnética, aceleradores nucleares, Raio X digital e Ultrassom portátil”, detalhou Lula. O objetivo, segundo ele, é fortalecer a rede pública de saúde com mais acesso a diagnóstico: “Equipamentos que chegarão a equipes de saúde, unidades básicas e unidades móveis ampliando o acesso aos exames e diagnósticos diretamente na ponta.”

O presidente também destacou o avanço na área de imunizações. “Também foram assinados memorandos para a produção de novas vacinas no Brasil e de insumo estratégico para a produção de medicamentos”, informou.

Outro ponto ressaltado por Lula foi a cooperação tecnológica entre os dois países. “Parcerias que incluem transferência de tecnologias chinesas para nossas empresas brasileiras. Demonstração da relação estratégica de confiança entre nossos dois países.”

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...