Lista de exceções de Trump representa 43,4% do total exportado pelo Brasil aos EUA, diz Amcham
Produtos como petróleo bruto, celulose, aeronaves, óleos combustíveis, suco de laranja e minério de ferro aglomerado estão entre os isentos da nova taxa
247 – Um levantamento preliminar da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham) indica que cerca de US$ 18,4 bilhões em exportações brasileiras devem ser poupados do tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos. A informação é do Globo.
A estimativa considera os 694 produtos que constam na lista de exceções divulgada pela Casa Branca nesta quarta-feira (30), após o presidente Donald Trump assinar uma ordem executiva que eleva para 50% a tarifa sobre produtos brasileiros.
Segundo a Amcham, os itens preservados representam 43,4% do total exportado pelo Brasil aos EUA. Produtos como petróleo bruto, celulose, aeronaves, gasolina leve, óleos combustíveis, suco de laranja e minério de ferro aglomerado estão entre os isentos da nova taxa.
Nos cálculos preliminares, a Amcham optou por excluir da análise os setores e produtos que, embora listados entre as exceções, ainda estão sob investigação pela Seção 232 da legislação americana.
Apesar do alívio parcial, a entidade alerta que a medida terá “impacto expressivo” sobre áreas não incluídas nas exceções. "Produtos que ficaram de fora da lista continuam sujeitos ao aumento tarifário, o que compromete a competitividade de empresas brasileiras e, potencialmente, cadeias globais de valor", afirmou, em nota.