Lindbergh exalta Lula "corajoso e altivo" na ONU e destaca "desespero" bolsonarista com Trump
Líder do PT na Câmara disse que Lula mostrou firmeza de estadista e ironizou reação da oposição após aceno de Trump ao presidente brasileiro
247 - O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), exaltou nesta terça-feira (23) o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Para ele, Lula demonstrou altivez e coragem ao defender a soberania nacional, a democracia brasileira e o multilateralismo em um dos principais palcos da política internacional.
“Lula fez um discurso corajoso, histórico, de um estadista. Teve coragem de falar tudo. Defendeu a soberania nacional, se posicionou contra tarifas, sanções, defendeu nossa democracia, o multilateralismo”, afirmou Lindbergh em suas redes sociais.
"Lula é altivo"
O deputado relembrou uma história contada por Lula sobre a primeira vez em que encontrou o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em uma reunião do G20. Segundo o relato, enquanto todos se levantaram para cumprimentar Bush, Lula pediu ao chanceler Celso Amorim que permanecesse sentado.
“O Lula, se tem uma coisa que ele é, é altivo. Ele tem posição, é firme. E ele desenvolveu uma relação muito consistente como presidente do Brasil com o Bush. Hoje me parece a mesma coisa”, disse Lindbergh, comparando o episódio ao atual momento em que Lula se encontrou rapidamente com o presidente americano Donald Trump, com quem deverá ter uma reunião na próxima semana.
Elogios de Trump e reação bolsonarista
Durante seu discurso na ONU, Trump surpreendeu ao mencionar Lula de forma elogiosa. O republicano afirmou ter tido uma “química excelente” no breve encontro com o presidente brasileiro e anunciou a realização de uma reunião bilateral.
Lindbergh ironizou a reação da oposição brasileira ao gesto do norte-americano. “Eu fico imaginando a cara dos bolsonaristas… Só aceitem, Lula é genial!”, escreveu. Ele citou diretamente Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado e filho de Jair Bolsonaro (PL), como exemplo de quem estaria “desesperado” com os elogios de Trump a Lula.
"Maior orgulho de ser brasileiro"
Para o líder do PT, a postura de Lula na ONU reforça sua estatura internacional e a capacidade de dialogar com diferentes lideranças globais, inclusive adversários ideológicos. “O Trump diz que abraçou o Lula, que gostou dele, e marcou para a próxima semana um encontro. Eu fico vendo como essa turma bolsonarista deve estar desesperada”, disse Lindbergh.
Ele concluiu destacando sua admiração pessoal pelo presidente. “Lula é genial, cara. Maior orgulho de seguir este cara e de ser brasileiro”, escreveu.