TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Freixo presta homenagem a Preta Gil: “Seu canto jamais se apagará”

      Cantora morreu aos 50 anos, vítima de câncer; ex-deputado destaca legado artístico e militante contra preconceitos

      Preta Gil (Foto: Gustavo Aleixo)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ex-deputado Marcelo Freixo lamentou neste domingo (20) a morte da cantora Preta Gil, vítima de um câncer no intestino. A artista, que faleceu aos 50 anos, foi homenageada por Freixo nas redes sociais, onde ele destacou sua trajetória artística e o engajamento político em causas como o combate ao racismo, à homofobia, à gordofobia e ao machismo.

      “Hoje o Brasil está em luto. Perdemos nossa querida Preta Gil, uma grande artista, uma voz potente, com um talento incrível, e que usou de sua arte para lutar contra o racismo, a homofobia, o machismo e a gordofobia — sempre colocando seu talento e sua coragem a serviço de um país mais justo e mais diverso”, escreveu Freixo em sua conta no X (antigo Twitter).

      O político lembrou a parceria com a cantora em diversas lutas e o apoio que recebeu dela ao longo dos anos. “Tive a honra de contar com a amizade de Preta e com seu apoio generoso em tantas lutas. Ela acreditava na política como instrumento de transformação e, mais do que isso, acreditava nas pessoas. Não se calava diante das injustiças e, ao mesmo tempo, espalhava afeto e alegria por onde ia.”

      Preta Gil enfrentava um câncer desde 2022 e compartilhou sua batalha com os fãs. Com coragem e sensibilidade, transformou a dor em uma forma de conscientização pública, especialmente sobre a saúde da mulher.

      “Preta partiu cedo demais, depois de uma batalha difícil contra o câncer, mas nos deixa um legado de arte, de luta e de amor pela vida. Meu abraço carinhoso à família Gil, especialmente ao mestre Gilberto Gil, sua mãe Sandra, à família, e a todos que hoje sentem essa perda imensa”, completou Freixo.

      Em tom de despedida, ele agradeceu pela existência da artista: “Obrigado, Preta, por tudo que você foi e seguirá sendo. Seu canto jamais se apagará.”

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...