HOME > Brasil

Em protesto contra o holocausto palestino, carta pede a Lula rompimento das relações com Israel

Documento pede o rompimento das relações diplomáticas, comerciais e de intercâmbio de material e tecnologias militares

Em protesto contra o holocausto palestino, carta pede a Lula rompimento das relações com Israel (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

247 - Um grupo de parlamentares está elaborando uma carta para pedir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rompa as relações diplomáticas, comerciais e de intercâmbio de material e tecnologias militares com Israel por conta do genocídio promovido pelo país na Faixa de Gaza. As informações são do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

A iniciativa é liderada pelas deputadas Fernanda Melchionna (Psol-RS) e Sâmia Bomfim (Psol-SP), que estão recolhendo assinaturas de aliados. O documento cita o massacre cometido pelos militares israelenses em Gaza e classifica o país como um “Estado genocida”. Recentemente, a Colômbia, liderada por Gustavo Petro, rompeu as relações com Israel

“O Brasil reconhece o Estado Palestino e trabalha internacionalmente para que tenha seu lugar na Organização das Nações Unidas. É urgente deter o massacre. Não se pode conviver com um Estado genocida. O Brasil deve romper relações com Israel”, diz a carta. As parlamentares afirmam que o genocídio contra os palestinos precisa ser parado e lembram que Lula ja condenou a ação israelense.

O movimento ocorre em meio à intensificação dos movimentos israelenses no território. O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prepara um “ataque sem precedentes” em meio a negociações sobre cessar-fogo. 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...