Duda Salabert aciona Ministério da Defesa por avião militar dos EUA em território brasileiro
“O Brasil não pode aceitar nada que fira a nossa soberania!”, escreveu a deputada em suas redes sociais
247 - A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) acionou nesta quarta-feira (20) o Ministério da Defesa para cobrar informações sobre a chegada de um avião dos Estados Unidos sem identificação ao território brasileiro. O Boeing 757 C-32B — conhecido como “Gatekeeper”— aterrissou em Porto Alegre na noite de terça e seguiu ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
“Até agora ninguém falou nada. Acabo de acionar o Ministério da Defesa para que torne pública essa informação. O Brasil não pode aceitar nada que fira a nossa soberania!”, disse a deputada em publicação nas redes sociais.
O avião e a missão
Embora o C-32B tenha histórico de uso em operações militares e de inteligência, nesta ocasião ele transportava funcionários do consulado dos Estados Unidos. O voo partiu de Nova Jersey em 18 de agosto, fez escalas em Tampa (Flórida) e San Juan (Porto Rico), chegando a Porto Alegre às 17h13 do dia seguinte. Poucas horas depois, às 19h52, decolou rumo a São Paulo, pousando no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
De acordo com o portal especializado Aeroin, o C-32B é um Boeing 757-200 adaptado para missões de longa distância, com fuselagem branca sem identificação. Diferente do C-32A — usado para transportar autoridades da Casa Branca —, o modelo é operado pelo 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea americana. Entre seus recursos estão sistemas avançados de comunicação, sensores de alta tecnologia e capacidade de reabastecimento em voo.