TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Centrais sindicais, UNE e movimentos sociais preparam manifestações para denunciar violação da soberania brasileira por Trump

      Os atos foram programados para ocorrer em pelo menos nove capitais

      Donald Trump e Jair Bolsonaro foram alvos dos manifestantes (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Centrais sindicais, movimentos sociais como Frente Brasil Popular e o Povo Sem Medo, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) preparam mobilizações para esta sexta-feira (1º), data em que deveriam entrar em vigor as tarifas de 50% impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump contra o Brasil. Os protestos foram programados para ocorrer em pelo menos nove capitais. O chefe da Casa Branca antecipou o anúncio para esta quarta (30) e as novas alíquotas começam a valer em sete dias. O motivo para a guerra comercial lançada pelos Estados Unidos é o inquérito da trama golpista contra Jair Bolsonaro (PL), que é réu na investigação. 

      Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as manifestações acontecerão em frente ao consulado dos Estados Unidos. Em Brasília (DF), em frente à embaixada norte-americana. Os horários variam: em SP, a previsão é que comece às 10h; no Rio, às 18h; em Brasília, às 9h.

      De acordo com o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sergio Nobre, o tarifaço de 50% não é apenas uma questão econômica, mas sim, política, querendo interferir nas decisões nacionais e no Judiciário. Os EUA também abriram uma investigação comercial 

      “Quero convocar a nossa classe trabalhadora, em especial a nossa base da CUT, para se engajar na grande mobilização nacional do dia 1º de agosto. Então, é muito importante que todo mundo, as federações organizem o ato e que ele seja vitorioso. Viva o Brasil democrático e soberano. Viva a classe trabalhadora”, afirmou o dirigente da CUT.

      Presidente da UNE, Bianca Borges afirmou que o "recado das ruas é que não vamos aceitar chantagem nem submissão”. “O tarifaço de Trump, apoiado por Bolsonaro, é uma afronta à nossa soberania".

      Confira a programação:

      • Brasília (DF): 9h, em frente à Embaixada dos EUA
      • São Paulo (SP): 10h - Consulado dos EUA em São Paulo
      • BA - Salvador - 15h no Campo Grande
      • PE - Recife - 15:30 - praça do Derby
      • AM - Manaus - 16h - praça da Polícia/Palacete Provincial
      • MG - Belo Horizonte - 17h - Praça Sete
      • RJ - Rio de Janeiro - 18h - Consulado dos EUA
      • RS - Porto Alegre - 18h na Esquina Democrática

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...