HOME > Brasil

'Careca do INSS' depõe na CPMI sobre fraudes nesta quinta

Antônio Camilo Antunes é acusado de operar esquema bilionário de desvios do INSS

Careca do INSS

247 - O empresário Antônio Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, deve prestar depoimento nesta quinta-feira (25) à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes em descontos indevidos aplicados a aposentados e pensionistas. A ida de Antunes à comissão ocorre após a convocação de familiares, sócios e funcionários ligados ao seu grupo empresarial.

Segundo o g1, inicialmente, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça havia autorizado que Antunes fosse ouvido na última terça-feira (23). No entanto, o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), decidiu transferir a oitiva para esta quinta-feira, justificando a necessidade de dar mais tempo aos parlamentares.

Ironia do presidente da CPMI

Durante sessão realizada na segunda-feira (22), Viana ironizou as mudanças de posição do investigado, que havia recuado de prestar depoimento na semana anterior. “Certeza na vida a gente só tem com a morte. Essa não se escapa dela. Mas há uma boa conversa com o advogado, foi feito um trabalho bem interessante, o advogado se comprometeu, inclusive seria para amanhã essa vinda para a CPMI, mas eu tomei a decisão de transferi-lo na quinta para que todos possam ter tempo para fazer as perguntas”, afirmou o senador.

Operador do esquema, segundo a PF

Apontado pela Polícia Federal como um dos principais articuladores do esquema de desvio de recursos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Antunes teria atuado como lobista e facilitador. Segundo a investigação, entidades e associações que ofereciam serviços a aposentados cadastravam beneficiários de forma fraudulenta, usando assinaturas falsificadas para realizar descontos não autorizados nos pagamentos.

A PF sustenta que o esquema desviou bilhões de reais. Em operações de busca, foram apreendidos carros de luxo em nome do empresário.

Familiares e aliados na mira da comissão

Após a recusa inicial de Antunes em comparecer, a CPMI aprovou a convocação de seis pessoas ligadas diretamente ao empresário e a outros investigados. Entre eles estão:

  • Romeu Carvalho Antunes, filho e sócio;
  • Tânia Carvalho dos Santos, esposa e sócia;
  • Rubens Oliveira Costa, ex-diretor de empresas do grupo;
  • Milton Salvador de Almeida Júnior, apontado como sócio oculto;
  • Cecília Montalvão Queiroz, ligada a outro empresário investigado;
  • Nelson Wilians Fratoni Rodrigues, advogado que também figura no inquérito.

Na última semana, a comissão já havia ouvido o advogado Nelson Wilians e Milton Salvador, considerado um dos operadores financeiros do esquema.

Prisão por falso testemunho

O ex-diretor Rubens Oliveira Costa, 57 anos, prestou depoimento à CPMI na segunda-feira (22). Ele negou ter sido sócio de Antunes, afirmando que apenas trabalhou como contratado entre junho de 2022 e o início de 2024. Costa também declarou que nunca recebeu comissões nem participou do pagamento de propina.

As explicações, no entanto, não convenceram os parlamentares. O presidente da CPMI determinou sua prisão por falso testemunho. Em nota, o colegiado afirmou: “O depoente apresentou contradições graves, reveladoras de declarações falsas, as quais não foram sanadas em qualquer momento ao longo do depoimento”. Costa foi conduzido à Polícia Legislativa e liberado na madrugada de terça-feira (23), sem pagamento de fiança, mas responderá à Justiça Federal.

Negativa de sociedade

Outro depoente, Milton Salvador de Almeida Júnior, é apontado pela PF como sócio oculto de empresas usadas por Antunes para intermediar transferências financeiras. Em sua fala, ele negou qualquer relação societária. “Não sou, nunca fui e jamais serei [sócio do Careca do INSS]. Sou prestador de serviços. Ele contratou minha empresa para prestar serviços à empresa dele. Jamais fui sócio de qualquer das empresas do Careca do INSS”, declarou.

A expectativa é que o depoimento de Antunes nesta quinta-feira seja um dos momentos mais aguardados da CPMI, por envolver diretamente o personagem considerado central no esquema de fraudes que impactou milhões de beneficiários do INSS.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...