Brasileiros apoiam regulamentação das redes sem limitar liberdade de expressão, revela pesquisa
Limitação à liberdade de expressão reduz pela metade apoio à regulamentação das plataformas, segundo levantamento Nexus
247 - Pesquisa Nexus, divulgada nesta terça-feira (4), aponta a opinião dos brasileiros sobre a regulamentação das redes sociais, tema que divide a opinião pública e acirra os debates sobre a liberdade de expressão.
De acordo com o levantamento, seis em cada 10 brasileiros são favoráveis à regulamentação das redes sociais, 29% são contrários e 12% não manifestam opinião.
Além disso, dos 60% favoráveis à regulação, exatamente a metade só é favorável se a regulação não limitar a liberdade de expressão, segundo o levantamento.
De forma geral, 78% dos brasileiros acreditam que as plataformas de redes sociais deveriam ter mais responsabilidade por suas atividades.
O levantamento também aponta que 64% acreditam que a regulamentação é uma importante forma de combater a difusão da desinformação.
A Nexus entrevistou, face a face, 2 mil cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 unidades federativas, entre 10 e 15 de janeiro. A margem de erro no total da amostra é de 2 p.p, com intervalo de confiança de 95%.