HOME > Brasil

Biomm fecha acordo para fornecer insulina glargina ao SUS

Contrato de 10 anos prevê transferência de tecnologia em parceria com Fiocruz e farmacêutica chinesa

Biomm fecha acordo para fornecer insulina glargina ao SUS (Foto: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil)

A biofarmacêutica Biomm anunciou nesta terça-feira (23), segundo o Brazil Stock Guide, a assinatura de um contrato de transferência de tecnologia que permitirá o fornecimento de insulina glargina ao Ministério da Saúde. O acordo, com duração de dez anos, envolve ainda a Bio-Manguinhos/Fiocruz e a chinesa Gan & Lee Pharmaceuticals.

A insulina glargina, análoga à humana, é utilizada no tratamento do diabetes tipo 1 e 2. Para viabilizar a produção nacional do medicamento, a Biomm afirma já ter investido cerca de R$ 800 milhões em sua fábrica em Nova Lima, em Minas Gerais.

De acordo com comunicado da empresa, “esse contrato consolida o termo de compromisso da Parceria para Desenvolvimento Produtivo (PDP) firmado entre Ministério da Saúde, Bio-Manguinhos/Fiocruz, Biomm e Gan & Lee Pharmaceuticals e, assim, estando aptos a iniciar imediato fornecimento de insulina glargina ao Ministério da Saúde por 10 anos”.

Estrutura societária e relevância do acordo

Entre os principais acionistas da Biomm estão o fundo de investimento Cartago, com 25,86% de participação, além de outros investidores relevantes como o grupo Walfrido (8,01%) e o BNDES, que detém 5,12% das ações.

O contrato reforça a estratégia do governo de fortalecer parcerias público-privadas para ampliar o acesso a medicamentos essenciais e reduzir a dependência externa em produtos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...