HOME > Brasil

Apagão em parte do país foi causado por falha elétrica em subestação, diz Silveira

O ministro afirmou que falha que atingiu pelo menos 13 estados e o DF não foi causado por falta de energia

Alexandre Silveira (Foto: Ricardo Botelho/Flickr/MME)

247 - O Brasil enfrentou um apagão na madrugada desta terça-feira (14), que atingiu treze estados e o Distrito Federal. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a interrupção no fornecimento ocorreu devido a uma falha pontual em uma subestação de grande porte no Paraná. Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ele garantiu que o problema não foi por escassez de energia.

O incêndio teve início na subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. O incidente gerou uma pane elétrica que desencadeou, de forma automática, um corte programado de energia pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com o objetivo de evitar danos maiores à rede.

Ministro esclarece origem do problema

Silveira reforçou que o episódio não está relacionado a crises anteriores de falta de energia no país. “Não é a falta de energia, é um problema na infraestrutura que transmite a energia”, explicou. Ele destacou ainda que o acionamento do desligamento foi automático: “O sistema perdendo uma subestação desse volume de energia (500 kV), ele corta programadamente um percentual em cada estado mais próximo e em alguns outros, onde é necessário se fazer uma reprogramação da carga. Assim foi feito, nós imediatamente fomos acionados”.

O ministro também ressaltou que o país dispõe de energia suficiente e diferenciou a ocorrência dos apagões históricos: “Quando se fala em apagão, a gente sempre lembra daqueles tristes episódios de 2001 e 2021, que na verdade aconteceram por falta de energia e de planejamento. Hoje não, hoje nós temos muita energia”, disse.

Como funciona o sistema elétrico nacional

O Sistema Interligado Nacional (SIN) cobre quase todo o território brasileiro e é responsável por conectar usinas geradoras, subestações e redes de distribuição. Ao todo, são quase 180 mil quilômetros de linhas de transmissão, que permitem transferir energia entre diferentes regiões do país. Isso possibilita, por exemplo, que estados com menor produção recebam energia de áreas com maior geração.

A subestação de Bateias, onde ocorreu o incêndio, integra essa rede essencial. Por se tratar de uma unidade de grande porte, a falha repercutiu de forma imediata em diversas regiões.

Restabelecimento do fornecimento

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a recomposição da carga começou minutos após a falha. Até 1h30 da manhã, todas as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste já haviam retomado o fornecimento. O Sul, porém, foi o último a ser restabelecido, por volta das 2h30.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...