Alckmin após condenação de Bolsonaro: 'o Brasil deve reconhecimento ao STF'
'Foi um cumprimento exemplar de sua missão', disse o ministro sobre a decisão da Corte
247 - Vice-presidente da República, o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta sexta-feira (12), que o Brasil deve “reconhecimento” ao Supremo Tribunal Federal após a Corte ter condenado Jair Bolsonaro (PL) no inquérito do plano golpista. O político da extrema direita brasileira foi condenado a 27 anos e três meses de prisão.
“Entendo que o Brasil deve um reconhecimento justo e necessário à Polícia Federal, à PGR e ao STF, pelo cumprimento exemplar da sua missão de defender as liberdades, defendendo a democracia”, disse Alckmin a jornalistas.
Questionado sobre sanções econômicas dos Estados Unidos por causa da condenação, o ministro ressaltou que há separação entre os Poderes no Brasil. “Não há nenhuma relação entre decisão do poder judiciário e política regulatória. Imposto de importação e exportação é política regulatória. Não há relação entre uma coisa e outra”.
O STF condenou os oito réus na investigação - Jair Bolsonaro, o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), o ex-ministro Paulo Sérgio Nogueira, o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno, o tenente-coronel Mauro Cid, o general Braga Netto, o ex-comandante Almir Garnier Santos, e o ex-ministro Anderson Torres.