HOME > Brasil Sustentável

Pantanal, Cerrado e Amazônia têm redução significativa no desmatamento em 2024

O Pantanal registrou queda de 77,2% e o Cerrado, 57,2%, enquanto a Amazônia apresentou uma redução anual de 30,6%

Desmatamento no Cerrado (Foto: José Cícero/Agência Pública)

247 - O governo federal divulgou nesta quarta-feira (17) uma redução significativa do desmatamento nos biomas Pantanal, Cerrado e Amazônia. Os dados foram apresentados durante a quarta reunião da Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento, de acordo com comunicado da Casa Civil. 

O Pantanal registrou uma redução de 77,2% no desmatamento, seguido pelo Cerrado, com 57,2%, enquanto a Amazônia apresentou uma queda de 30,6%, atingindo a menor taxa dos últimos nove anos. Os dados referem-se ao período de agosto a novembro, comparando os mesmos meses entre 2023 e 2024.

Os avanços foram atribuídos durante a reunião aos planos de prevenção e controle implementados pelo governo do presidente Lula. O vice-presidente Geraldo Alckmin e a ministra Marina Silva destacaram o compromisso com metas ambientais e a eficácia das iniciativas para combater emissões de carbono e preservar os biomas.

“Quando a gente olha o que está acontecendo no Cerrado, onde nós tivemos uma queda de desmatamento por nove meses consecutivos, conseguimos mostrar que os planos de prevenção e controle do desmatamento funcionam e funcionam com proficiência”, disse Marina. 

“Esse trabalho é fundamental para a gente cumprir as metas. Um hectare de mata, derrubado e queimado, emite 300 toneladas de carbono. Então, um dos setores mais importantes para a gente reduzir as emissões de gases de efeito estufa é o combate ao desmatamento”, disse Alckmin. 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...