Gleide Andrade avatar

Gleide Andrade

Secretária Nacional de Finanças e Planejamento do PT

6 artigos

HOME > blog

O significado do dia 15 para além do simbolismo

O governo do presidente Lula tem promovido algumas políticas que são fundamentais para mudar esse quadro

Lula (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Hoje, 15 de outubro, é o dia do professor (e da professora), uma das profissões mais importantes na nossa sociedade. Contudo, esse reconhecimento tem sido cada vez mais esquecido. A profissão docente tem sofrido com sua desvalorização nas últimas décadas, seja por seus baixos salários, condições de trabalho precárias e pouca atratividade da carreira, o que vem sinalizando o risco de um “apagão de professores” para os próximos anos. 

Segundo a nossa Constituição Federal, o ingresso na carreira em redes públicas de educação básica no Brasil deve ser somente por meio de concurso público, mas essa regra vem sendo sistematicamente desrespeitada por estados e municípios brasileiros que contratam de forma precária os professores e professoras, sem garantia de estabilidade e outros benefícios que os efetivos têm assegurados. Na última década, o número de professores contratados ultrapassou o número de professores efetivos no Brasil. Essa situação tem contribuído para a falta de reconhecimento social desses profissionais que são constantemente responsabilizados pelo baixo desempenho educacional de seus alunos. Esse quadro tem resultado em grande desgaste físico e psíquico para esses profissionais. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) classifica a docência como uma das profissões mais estressantes, o que tem se agravado nos últimos anos em decorrência dessas condições e de todos os desafios enfrentam e tiveram que enfrentar de maneira mais acirrada durante a pandemia da Covid 19. Entre os anos de 2020 e 2024 assistimos a um crescimento expressivo e contínuo de afastamentos e licenças médicas desses profissionais, o que resulta ausência do trabalho. Essas condições afetam diretamente a qualidade da educação, sem condições de trabalho adequadas e reumeração dígna desses profissionais não há como ter sucesso escolar.  

Mas é importante esclarecer que no Brasil são os estados e municípios os principais responsáveis pela contratação de professores, por isso esta não é uma questão simples de se resolver. O governo do presidente Lula tem promovido algumas políticas que são fundamentais para mudar esse quadro. Por meio do Programa Mais Professores busca fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público com medidas como o Pé de Meia Licenciaturas e a Bolsa Mais Professores para incentivar a atuação em regiões e áreas de conhecimento com carência de profissionais docentes.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

Artigos Relacionados