TV 247 logo
      Jeferson Miola avatar

      Jeferson Miola

      Articulista

      1260 artigos

      HOME > blog

      Causa do desastre não é o evento climático, mas os governos Leite e Melo

      'Dinheiro não faltou para as duas gestões realizarem investimentos para assegurar a resiliência do Rio Grande do Sul à nova realidade de emergência climática'

      Eduardo Leite, governador do RS (à esq.), e Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre (Foto: Itamar Aguiar / Piratini I Divulgação)

      Órgãos oficiais estimam que a temporada de tempestades e inundações que novamente estão castigando a população de Porto Alegre e de dezenas de municípios gaúchos dessa vez não deverá causar os mesmos efeitos catastróficos de 2024.

      Isso não se deve, contudo, a providências do governo estadual e da Prefeitura da capital para proteger as comunidades, mas porque o volume previsto de chuvas deverá ser menor que no ano passado.

      Até agora, mais de um ano depois da pior enchente da história, o governador Eduardo Leite/PSD e o prefeito Sebastião Melo/MDB não executaram as obras estruturais recomendadas por especialistas para proteger as comunidades.

      Toda essa negligência apesar do impressionante aporte financeiro do governo Lula para a reconstrução do Rio Grande do Sul depois da tragédia.

      Um fluxo de dinheiro inédito, nunca antes acontecido no socorro da União a uma unidade da Federação: 111,6 bilhões de reais reservados para o Estado em menos de um ano – cifra 130% superior ao orçamento de 2025 do governo estadual, que é de 86,6 bilhões de reais.

      Dinheiro, portanto, não faltou para Leite e Melo realizarem investimentos estruturais para assegurar resiliência e adaptar o Rio Grande do Sul e a capital gaúcha à nova realidade de emergência climática permanente.

      No entanto, mesmo contando com tamanha disponibilidade financeira, nada ou quase nada foi feito. Até hoje o Poder Público não possui instrumentos para monitorar variações climáticas com eficiência. A rede de estações meteorológicas, por exemplo, que em grande parte se encontra inutilizada ou avariada desde 2019, continua abandonada.

      O caso de Porto Alegre é ainda mais vergonhoso. A Prefeitura não realizou nem mesmo as intervenções emergenciais básicas de manutenção do sistema de proteção contra enchentes, como o conserto das comportas do Guaíba e a recuperação de todas casas de bombeamento.

      Ao invés de ação e planejamento, a regra é o improviso, com medidas patéticas da Prefeitura. Como em um ano a Prefeitura não consertou as comportas que integram o robusto sistema de proteção contra enchente, o prefeito Melo então mandou fazer barreiras com sacos de areia, na ilusão de conter o avanço das águas que atingiram 2,97 metros às 20:43 horas desta 6ª feira, 20/6. A cota de inundação é de 3,60 metros.

      Na região metropolitana várias cidades já estão inundadas devido à acumulação das águas acima do nível de inundação nos Rios Caí, dos Sinos, Gravataí e Paranhana, todos afluentes do Guaíba.

      É vergonhoso, também, o papel da mídia hegemônica, sobretudo do Grupo RBS/Globo, que blinda a incompetência e a irresponsabilidade do governador Leite e do prefeito Melo e propaga a versão cínica de que a causa disso tudo é o clima.

      A causa do desastre em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul não é o evento climático severo, mas as administrações desastrosas e irresponsáveis do governador Eduardo Leite e do prefeito Sebastião Melo.

      * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...