TV 247 logo
      Reimont Otoni avatar

      Reimont Otoni

      Deputado federal (PT-RJ), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara

      88 artigos

      HOME > blog

      Aliança Estados Unidos-Israel ameaça a paz mundial

      A aliança supremacista e imperialista Israel-Estados Unidos lança o mundo em um abismo sem precedentes. Já destrói vidas e o futuro

      Trump e Netanyahu se reúnem na Casa Branca - 07/04/2025 (Foto: REUTERS/Kevin Mohatt)

      Acordamos neste domingo (22) sob a ameaça de uma guerra mundial de consequências incalculáveis. É assustador.

      Os bombardeios americanos às instalações nucleares iranianas feriram acordos internacionais, desestabilizaram a diplomacia mundial e abriram a mais real ameaça de um confronto global.

      O nosso experiente ex-chanceler Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, sintetizou o episódio na frase “eu nunca vi um momento tão tenso como esse”. Em entrevista a Jamil Chade, do UOL, o diplomata brasileiro comparou o ataque americano a outros conflitos na história e confessou: “naquele momento, ninguém temia uma guerra mundial. Hoje, eu temo”.

      Independente dos desdobramentos do ataque imperial e amplamente desaprovado do governo Trump, que coloca as forças bélicas dos Estados Unidos na linha de frente da guerra, as consequências já carreiam profundas ameaças. Há desde o temor de uma catástrofe humana, a partir de possíveis vazamentos de material radiológico e químico das usinas iranianas, assim como riscos à economia global, com a decisão do Irã de fechar o do Estreito de Ormuz, por onde escoa cerca de 30% da produção mundial de petróleo.

      A Agência Internacional de Energia Atômica convocou uma reunião de emergência para tratar da possibilidade dos vazamentos, de consequências humanas catastróficas. A pedido do Irã, o Conselho de Segurança da ONU já se reúne para tratar do tema.

      Diante do agravamento da guerra no Oriente Médio, o Papa Leão XIV apela por paz e diálogo - "Que a diplomacia faça silenciar as armas! Que as Nações moldem seu futuro com obras de paz, não com violência e conflitos sangrentos!". O pontífice lembra que “nenhuma vitória armada pode compensar a dor das mães, o medo das crianças, o futuro roubado”.

      A aliança supremacista e imperialista Israel-Estados Unidos lança o mundo em um abismo sem precedentes. Já destrói vidas e o futuro de nações como a Palestina, transformando Gaza e a Cisjordânia em campos de extermínio e morte aos olhos do mundo. É preciso união e decisão política fortes para retomar a ordem e a paz mundiais e a sanidade humana.

      Consta que o célebre cientista Albert Einstein teria dito, após os bombardeios nucleares dos Estados Unidos às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki*, que mataram cerca de 200 mil pessoas, o que o mundo poderia esperar de uma Terceira Guerra Mundial – “Não sei como será a Terceira Guerra Mundial, mas posso dizer como será a Quarta: com paus e pedras”.

      Não podemos silenciar diante dessa ameaça.

      * Os bombardeios americanos a Hiroshima e Nagasaki foram os únicos, na História, em que algum país fez uso de armas nucleares; no caso, os Estados Unidos. Até hoje, não se sabe o número preciso de mortes causadas, seja pela explosão imediata ou nos meses seguintes, pelos ferimentos e efeitos da radiação. Os cálculos mais conservadores estimam que, até dezembro de 1945, cerca de 110 mil pessoas haviam morrido em ambas as cidades. Outros estudos afirmam que o total de vítimas, no fim daquele ano, pode ter ultrapassado 210 mil pessoas.

      * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...