A contradição do 'pacote da paz'
Oposição que pede anistia a golpistas usou a obstrução como tática, mas silenciou diante da prisão política de Lula
Deputados e senadores da oposição, majoritariamente do Partido Liberal (PL) e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, ocuparam as Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal em protesto contra a sua prisão domiciliar decretada pela Justiça.
A ação, que paralisou as atividades legislativas, fez parte de uma estratégia de obstrução parlamentar para pressionar pela votação de um conjunto de propostas conhecido como “pacote da paz”, que inclui a anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, o impeachment do ministro Alexandre de Moraes e o fim do foro privilegiado.
Sem envolvimento emocional — independentemente de temas como Magnitsky, big techs, caça às bruxas ou impeachment —, a Justiça segue da petição inicial à fase executória sem atropelar o devido processo legal, assegurando o princípio constitucional do amplo direito de defesa.
Expediente poético: “Que contradição, só a guerra faz nosso amor em paz”. Essa frase da canção Paz, de Gilberto Gil e João Donato, não se aplica ao famigerado “pacote da paz”, porque este só contempla uma das partes que lutam nessa ‘guerra’.
Talvez o presidente Lula tenha exercido a tal ‘contradição’ quando enfrentou 580 dias de prisão decretada por um juiz parcial, incompetente e em conluio com procuradores, que, em mais de vinte mil páginas do processo, não conseguiu escrever uma linha que provasse a acusação.
Mesmo assim, diante da gritante injustiça, deputados e senadores do Partido dos Trabalhadores e aliados não ocuparam ou tentaram obstruir os trabalhos do Congresso para paralisar as atividades, tampouco realizaram manifestação contra o STF, que à época era “acovardado”.
Contudo, a história caminha na direção de um Brasil de paz — de forma tão avassaladora quanto um tufão, capaz de arrancar os pés do chão.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: