TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Venezuela lidera crescimento econômico na América do Sul com avanço de 7,7% no PIB, anuncia Maduro

      País entrou em rota de recuperação sustentada e destaca aumento da arrecadação, do crédito e do consumo interno

      O presidente venezuelano, Nicolás Maduro (Foto: REUTERS/Manaure Quintero)
      José Reinaldo avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta segunda-feira (4) que o país registrou o maior crescimento econômico da América do Sul no primeiro semestre de 2025. Segundo ele, o Produto Interno Bruto (PIB) venezuelano avançou 7,71% no período, impulsionado por sucessivas altas trimestrais e por indicadores positivos no crédito, na arrecadação fiscal e no comércio interno."A Venezuela continua liderando o crescimento na América do Sul. No primeiro trimestre, tivemos um crescimento de 9%; no segundo, de 6,65%. Isso nos permite estimar um crescimento preliminar do PIB real de 7,71% no primeiro semestre do ano", afirmou o presidente durante o programa televisivo" Com Maduro Mais ", exibido em rede nacional.

      O chefe de Estado atribuiu o desempenho à recuperação sustentada de diversos setores econômicos. “A economia está se recuperando, o consumo está crescendo, o comércio está se expandindo e há recursos surgindo para investimentos. Estamos seguindo o caminho do desenvolvimento sustentável”, declarou.

      Maduro destacou ainda que, além do crescimento do PIB, a arrecadação tributária aumentou 12,9% no semestre, refletindo a maior atividade econômica e a formalização de segmentos antes informais. Outro dado apontado foi a expansão de 21,8% no volume de crédito concedido pelo sistema bancário, o que tem favorecido o investimento produtivo e o consumo das famílias.

      Apesar das sanções econômicas impostas por Washington e da prolongada crise humanitária vivida nos últimos anos, o governo venezuelano tem buscado fortalecer alianças estratégicas, diversificar sua base produtiva e recuperar setores-chave da economia, como o petróleo, a indústria e a agricultura.

      A Venezuela também tem reforçado sua articulação internacional. Recentemente, Caracas e Moscou anunciaram a criação de um grupo de trabalho conjunto para coordenar medidas contra sanções unilaterais. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...