TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Peru inicia julgamento contra ex-presidente Pedro Castillo

      Se condenado, o ex-presidente pode pegar até 34 anos de prisão por crimes como rebelião, abuso de autoridade e perturbação da paz pública

      Pedro Castillo (Foto: Xinhua/Mariana Bazo)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O ex-presidente do Peru Pedro Castillo começou a ser julgado nesta terça-feira (4) pela suposta tentativa de dissolver o Congresso em 2022. Se condenado, pode pegar até 34 anos de prisão por crimes como rebelião, abuso de autoridade e perturbação da paz pública. A promotoria também pede três anos e seis meses de inabilitação para exercer cargos públicos.

      O julgamento foi instalado pela Câmara Penal Especial do Tribunal Supremo em uma sala adjacente ao presídio de Barbadillo, onde Castillo está detido desde dezembro de 2022. Durante o julgamento, o ex-presidente chamou o processo de "farsa". 

      Em uma carta divulgada na rede social X, ele ainda afirmou que não aceita ser julgado pela Corte.

      "Como presidente constitucional, não aceito e não me submeto a ser julgado por este Tribunal Penal Especial", disse Castillo, que compareceu ao tribunal sem advogado.

      O julgamento pode durar até seis meses. Outros ex-integrantes do antigo governo também enfrentam a Justiça, incluindo os ex-primeiros-ministros Aníbal Torres e Betsy Chávez, que podem ser condenados a penas de 15 a 25 anos de prisão.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...