TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Parlamento Latino-Americano pede que EUA excluam Cuba da lista de patrocinadores do terrorismo

      Para o Parlatino, a inclusão da ilha nesta lista unilateral é injusta e infundada

      Bandeiras de Cuba e EUA durante cerimônia de reabertura da embaixada cubana em Washington. 20/07/2015 REUTERS/Chip Somodevilla/Pool (Foto: Paulo Emílio)

      Prensa Latina - O Parlamento Latino-Americano (Parlatino), instou nesta quinta-feira (14) o governo dos Estados Unidos a excluir Cuba de uma lista de países que supostamente patrocinam o terrorismo.

      Em nota do Conselho de Administração, o Parlamento Latino-Americano e do Caribe (Parlatino) destacou que o legislativo regional historicamente se opõe ao uso de medidas coercitivas unilaterais, por considerá-las contrárias ao direito internacional.

      Para o Parlatino, a inclusão da ilha nesta lista unilateral é injusta e infundada, conforme afirmou em sua declaração na XXXVIII Assembleia Ordinária daquela instituição em dezembro passado.

      De acordo com o texto, poucos dias após o governo dos EUA declarar que suas agências não tinham evidências para manter Havana na lista e removê-la, o novo governo Donald Trump ordenou sua reintegração.

      O Parlatino destacou que esta medida arbitrária e unilateral visa manter o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto à maior das Antilhas há mais de seis décadas.

      O bloqueio dos EUA, acrescenta Parlatino, continua em vigor apesar de a Assembleia Geral das Nações Unidas ter pedido seu levantamento todos os anos desde 1992.

      Esta política de asfixia econômica causa graves danos materiais, incentiva a emigração, viola o direito ao desenvolvimento do povo cubano e tem caráter extraterritorial ao afetar terceiros em suas relações comerciais ou financeiras com Cuba, conclui a mensagem.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...