HOME > América Latina

Maduro: "Os verdadeiros cartéis de drogas estão nos EUA"

Em entrevista a Rafael Correa, presidente da Venezuela acusa sistema financeiro dos EUA de lavar bilhões do narcotráfico global. Assista

Nicolás Maduro em entrevista (Foto: Reprodução/RT)

247 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou em entrevista ao ex-presidente do Equador Rafael Correa, no programa Conversando con Correa, que os principais cartéis do narcotráfico mundial operam a partir dos Estados Unidos. Segundo o líder venezuelano, o sistema bancário norte-americano é o grande centro de lavagem de dinheiro do tráfico internacional.

Questionado se existe o famigerado 'Cartel de los Soles', o líder venezuelano respondeu: “Existe o 'Cartel do Norte', que é clandestino. 85% dos bilhões do narcotráfico internacional anual estão nos bancos dos Estados Unidos. Aí está o cartel. Que o investiguem e o descubram. O dinheiro do tráfico está lavado nos bancos legais de lá”, declarou Maduro.

O presidente citou dados apresentados pela vice-presidenta venezuelana, Delcy Rodríguez, segundo os quais mais de 500 bilhões de dólares por ano do narcotráfico global seriam processados e legitimados pelo sistema bancário estadunidense.

“Se eles quiserem investigar um cartel, que investiguem o Cartel do Norte, porque é desde os Estados Unidos que se dirige todo o narcotráfico da América do Sul e do mundo, incluindo o tráfico de ópio. É nos Estados Unidos que estão as máfias, que estão os verdadeiros cartéis”, completou.

As declarações de Maduro ocorrem em meio ao aumento da presença militar norte-americana no Caribe, que Washington alega estar relacionada ao combate ao narcotráfico. Caracas, por sua vez, denuncia que a operação tem caráter político e busca pressionar o governo venezuelano.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...