TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Lula visitará Cristina Kirchner em julho para manifestar solidariedade

      Viagem do presidente brasileiro a Buenos Aires é parte de uma articulação internacional contra a condenação ilegal da ex-presidente argentina

      Lula e Cristina Kirchner (Foto: Ricardo Stuckert)
      Laís Gouveia avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende visitar Cristina Kirchner na primeira semana de julho, em Buenos Aires, para manifestar apoio pessoal diante da condenação judicial que levou a ex-presidente argentina à prisão domiciliar. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (18) pelo deputado federal e ex-ministro Paulo Pimenta, do Partido dos Trabalhadores (PT), em entrevista à rádio argentina AM 750. A notícia foi publicada originalmente pelo portal argentino Página/12.

      “O presidente Lula vai viajar à Argentina na primeira semana de julho, para fazer uma visita à sua amiga Cristina e transmitir pessoalmente a ela seu carinho e solidariedade”, afirmou Pimenta durante a entrevista. Segundo ele, a viagem faz parte de uma “rede de apoio internacional” articulada por aliados de líderes progressistas latino-americanos que veem na condenação de Kirchner um caso de perseguição política.

      Cristina Kirchner foi sentenciada pela Corte Suprema da Argentina a seis anos de prisão e teve seus direitos políticos cassados de forma perpétua.

      Pimenta, que desembarcou na capital argentina representando o PT e o próprio presidente brasileiro, participou de uma manifestação na Plaza de Mayo exigindo o fim da proscrição política de Cristina. Segundo ele, o apoio a Kirchner reflete a solidariedade entre projetos políticos historicamente aliados. “Lula foi preso, muitos companheiros e companheiras que conheço se manifestaram em apoio a Lula livre. Temos uma relação histórica. Um compromisso de luta. E entendemos que há um processo de perseguição a Cristina”, declarou.

      Ao comparar os casos de Lula e Kirchner, o deputado destacou que a resistência popular e a articulação internacional foram fundamentais para a reversão da prisão do petista e sua posterior vitória nas eleições presidenciais de 2022. “Ao coragem de Lula, ao coragem de Cristina. Segundo, à mobilização social. E em terceiro lugar, à rede de apoio dos setores internacionais. Essa mobilização e esses aspectos é o caminho que devemos escolher”, afirmou.

      A visita de Lula deverá reforçar a narrativa de que a sentença contra Cristina Kirchner tem viés político, num contexto em que setores progressistas denunciam o uso do Judiciário para retirar adversários da disputa eleitoral — prática conhecida como lawfare.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...