HOME > América Latina

Evo Morales formaliza sua renúncia ao MAS

O ex-presidente deixa o partido governista que liderou por 26 anos e do qual saiu para ser candidato à presidência boliviana

Evo Morales (Foto: David Mercado/Reuters)

247 - A equipe jurídica do ex-presidente da Bolívia Evo Morales informou nesta quinta-feira (27) que ele decidiu renunciar formalmente ao Movimento ao Socialismo (MAS), partido governista que liderou por 26 anos e do qual saiu para ser candidato a presidente pela Frente para a Vitória na eleição marcada para 17 de agosto.

"Ele renunciou à sua filiação" ao Tribunal Supremo Eleitoral, afirmou Héctor Rodríguez, advogado do ex-presidente, durante coletiva de imprensa.

O ex-presidente lidera o MAS desde 1998. O partido estava dividido entre "arcistas" e "evistas" até novembro passado, quando apoiadores de Luis Arce passaram a controlar o partido e, em consequência, os dois políticos se distanciaram.

Ex-ministro de Morales, o atual presidente assumiu o governo em 2020. Na semana passada, Morales anunciou a candidatura presidencial. Desde outubro, ex-presidente está protegido de seus apoiadores na região de Chapare, seu reduto político em Cochabamba. Ele é alvo de um mandado de prisão por não comparecer a audiências judiciais por suposto abuso de uma menor em 2016, quando era presidente. O ex-presidente acusou o governo Arce de "perseguição judicial".

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...