Claudia Sheinbaum responde às novas ameaças tarifárias de Trump
Presidenta do México defende avanços na segurança bilateral e busca evitar escalada da tensão comercial com os Estados Unidos
247 - A presidenta do México, Claudia Sheinbaum, respondeu com firmeza e cautela às novas ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 30% sobre todos os produtos mexicanos exportados ao território norte-americano. A informação é da jornalista Sara Morales Gallego, da sucursal do canal Hispan TV na Cidade do México. Sheinbaum destacou os esforços de seu governo para fortalecer a cooperação bilateral em temas de segurança e defendeu que os avanços já obtidos nesse campo abrem espaço para soluções negociadas.
“Estamos trabalhando com responsabilidade e acreditamos que haverá confiança no trabalho conjunto que estamos desenvolvendo com os Estados Unidos”, declarou a mandatária mexicana. As novas ameaças de Trump, novamente sob alegações de segurança nacional, reacendem tensões comerciais entre os dois países, a pouco mais de duas semanas do prazo anunciado por Washington para a aplicação das medidas.
De acordo com Sheinbaum, o diálogo com o governo norte-americano vem sendo contínuo desde fevereiro, quando Trump lançou a primeira ameaça tarifária contra o México neste segundo mandato. “Houve avanços importantes, especialmente na área da segurança”, enfatizou a presidente, acrescentando que um acordo está próximo de ser finalizado.
Enquanto isso, uma delegação de alto nível do governo mexicano encontra-se em Washington para dar seguimento às negociações e tentar dissuadir o governo Trump da adoção das tarifas. O objetivo é alcançar um entendimento antes de 1º de agosto, prazo limite estabelecido pela Casa Branca para a imposição das novas medidas protecionistas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: