HOME > América Latina

Claudia Sheinbaum rebate ameaças de Trump com mapa histórico do "Grande México" (vídeo)

Mais cedo, presidente eleito dos EUA disse que mudará o nome do Golfo do México para "Golfo da América"

Presidente do México, Claudia Sheinbaum, aponta para mapa da "América Mexicana" - 08/01/2025 (Foto: Presidência do México)

247 - A presidente do México, Claudia Sheinbaum, respondeu com firmeza, nesta quarta-feira (8), às ameaças feitas pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o país vizinho. 

Sheinbaum apresentou um mapa histórico que mostra o território mexicano abrangendo áreas que hoje fazem parte dos Estados Unidos. "Por que não chamamos de América Mexicana? Soa bonito, não é?", ironizou em coletiva de imprensa. 

Nesta terça-feira (8), Trump disse que mudará o nome do Golfo do México para Golfo da América. "Vamos mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América", declarou Trump a jornalistas.

O Tratado de Guadalupe Hidalgo, assinado em 1848, marcou o fim da Guerra Mexicano-Americana. O acordo impôs ao México a obrigação de ceder vastos territórios aos Estados Unidos, que mais tarde dariam origem ao Arizona, Califórnia e Novo México, além de partes significativas do Colorado e Nevada, consolidando a expansão territorial estadunidense. 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...