HOME > Sul

Itaipu promove campanha de limpeza do lago e prevê remoção de até 30 toneladas de lixo

Iniciativa terá oito dias de coleta ao longo do mês de abril, em 10 municípios lindeiros, abrangendo vários pontos de pesca

Itaipu promove campanha de limpeza do lago e prevê remoção de até 30 toneladas de lixo (Foto: William Brisida/Itaipu Binacional)

247 - A Itaipu Binacional deu início à 12ª campanha de limpeza do lago, uma iniciativa realizada em parceria com o Conselho dos Municípios Lindeiros por meio do convênio Linha Ecológica. Durante oito dias, 353 pescadores, organizados em 12 colônias, irão atuar na remoção de resíduos do reservatório. A expectativa é retirar entre 20 e 30 toneladas de lixo, conforme a média das edições anteriores.

Mais do que a preservação ambiental, a campanha busca conscientizar sobre a destinação correta dos resíduos e valorizar o papel dos pescadores como agentes ambientais. Parte dos materiais recolhidos será destinada às Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs), onde cerca de 30% dos resíduos são encaminhados para reciclagem. Segundo Rinaldo Antonio Ribeiro Filho, representante da Itaipu, a participação dos pescadores é essencial para a manutenção do reservatório. “Eles estão todos os dias no lago. Portanto, são os primeiros a enxergarem qualquer problema. Daí a importância de valorizar os pescadores, pela atividade extrativa que é a renda dessas pessoas, e pela atuação como agentes ambientais”, afirmou.

Entre os resíduos mais comuns retirados estão latinhas, garrafas PET, eletrodomésticos e até móveis. No entanto, os materiais mais preocupantes são embalagens de agrotóxicos e óleos combustíveis, que representam um risco à saúde humana e ao meio ambiente. “São contaminantes que comprometem os vários usos do reservatório, como o abastecimento e o lazer, além de se acumularem na cadeia alimentar”, alertou Rinaldo.

A campanha teve início na colônia Z12, em Foz do Iguaçu, com a participação de 22 pescadores e 11 embarcações. No primeiro dia, cerca de duas toneladas de resíduos foram retiradas do lago. A Itaipu apoia a ação fornecendo equipamentos de proteção individual (camisetas com proteção UV, bonés e luvas), além de combustível, óleo para os barcos, sacos de lixo e alimentação.

Entre os pescadores que participaram da ação em Foz do Iguaçu estavam Cecílio Panstein Filho e Maria das Graças Ramos da Cruz Panstein, que atuam na pesca desde 1993 e já participaram de diversas edições da campanha. “Essa ação é muito boa. A gente participa porque beneficia a colônia”, afirmou Cecílio. Maria das Graças complementou: “Antes de ter essa ajuda da Itaipu, tinha ainda muito mais lixo nas barrancas do rio”.

A programação segue até 30 de abril, com ações previstas em Santa Terezinha (04/04), São Miguel do Iguaçu (08/04), Itaipulândia (11/04), Santa Helena (15/04), Entre Rios e Pato Bragado (17/04), Marechal Cândido Rondon e Mercedes (24/04) e Guaíra (30/04).

Carregando anúncios...