Eduardo Leite admite “plano” para concorrer à Presidência, mas não descarta ser candidato ao Senado em 2026
“Como ‘plano’, o olhar para a presidência é absolutamente natural”, disse o governador do RS
247 - O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), admitiu que seu “plano A’ para as eleições de 2026 é ser candidato à Presidência da República. Em declaração à jornalista Bela Megale, do Globo, Leite confirmou a intenção de concorrer ao Planalto, mas afirmou que não terá problemas em apoiar outro nome “melhor” para romper a polarização entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Nesse caso, ele seria candidato ao Senado.
“Ainda é prematuro cravar qualquer definição. Como ‘plano’, o olhar para a presidência é absolutamente natural, especialmente considerando a busca por uma alternativa à atual polarização. Mas, até por isso, antes de planejar ser candidato, quero ajudar a construir esse caminho alternativo. Se houver outro nome que melhor possa cumprir esse papel, devido às circunstâncias, não temo dificuldade de compor”, disse.
Leite já começou a colocar em prática um plano para se consolidar como um candidato presidencial nas eleições de 2026. A ideia é aproveitar a queda de popularidade de Lula e a derrocada do PSDB para se promover nacionalmente. Para aproveitar a janela de oportunidade, o governador pretende investir na popularização de sua imagem, ampliar o apoio entre os setores produtivos e vender o Rio Grande do Sul como um case de sucesso nacional.