HOME > Sudeste

Tarcísio diz que Bolsonaro está “sereno” para depor no STF

Governador de SP afirma que Bolsonaro “nunca quis ruptura”, mas depoimentos de comandantes das Forças Armadas complicam a sua defesa

Tarcísio de Freitas (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

247 - Às vésperas do depoimento dos réus no julgamento sobre os atos golpistas de 8 de janeiro, o governador de São Paulo e afilhado político de Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que o seu ex-chefe do Executivo está “muito sereno” e “resignado” com os interrogatórios que começam nesta segunda-feira (10).

“Ele vai falar a verdade, e que, de fato, nunca teve intenção de promover nenhum movimento de ruptura, nada que não estivesse na Constituição”, afirmou Tarcísio em entrevista à EPTV, durante evento em Indaiatuba (SP). Segundo o governador, Bolsonaro está confiante: “Está sereno com os depoimentos”.

Mas o clima nos bastidores é de tensão. As audiências do chamado "núcleo crucial" da tentativa de golpe de Estado vão reunir, lado a lado, Bolsonaro e seus ex-aliados militares, como o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens, que fechou acordo de delação premiada com a PF.

Provas documentais, mensagens interceptadas e os próprios depoimentos dos comandantes das Forças Armadas já entregues à Justiça apontam o envolvimento direto de Bolsoanro em articulações golpistas, inclusive com o rascunho de um decreto para anular as eleições e prender autoridades.

O ministro Alexandre de Moraes conduzirá os interrogatórios, com participação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que assinou a denúncia.

Com os militares colaborando com as investigações e confirmando reuniões para discutir medidas contra o resultado das eleições, a linha de defesa de Bolsonaro, baseada na negação e no discurso de que tudo estaria “dentro da Constituição”, se fragiliza.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...