Tarcísio de Freitas será submetido a um procedimento de tireoide
O governador está sob cuidados de médicos do Hospital Albert Einstein
247 - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), será submetido a um procedimento de radioablação por ultrassonografia de tireoide na tarde do próximo domingo (03), no Hospital Albert Einstein.
De acordo com informações divulgadas pelo governo paulista, o chefe do Executivo tem alta prevista para o mesmo dia. Na segunda-feira (4), o governador cumprirá agenda interna em seu gabinete, no Palácio dos Bandeirantes.
Especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, o professor Flávio Hojaij, associado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) explicou a radioablação.
“Procedimento em que você coloca uma agulha e com uma fonte de energia, no caso pode ser ondas de micro-ondas ou uma onda de radioablação, radiofrequência, você vai e ‘queima’ o nódulo. Esse é o modo leigo de explicar. Você destrói o nódulo por uso de energia”, disse ao jornal O Estado de S.Paulo.
Comentando de forma geral e não especificamente sobre Tarcísio, o especialista afirmou que nódulos na tireoide são muito comuns e que mais de 50% da população geral terá alguma alteração do tecido tiroidiano sem maiores complicações.
“Agora, os nódulos podem crescer. Ele pode ser um nódulo benigno, ou seja, sem nenhuma preocupação, ou um nódulo maligno, que significa câncer de tireoide. O percentual de nódulos na tireoide que são malignos é inferior a 5%”.