Quem é Hytalo Santos, influenciador preso por tráfico humano e exploração sexual infantil
Hytalo Santos construiu sua fama principalmente no TikTok, com um formato de conteúdo semelhante ao de Carlinhos Maia
247 - Hítalo José Santos Silva, mais conhecido como Hytalo Santos, é um influenciador digital de 28 anos, natural de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, que ganhou notoriedade na internet por produzir conteúdo com jovens e adolescentes. Ele foi preso nesta sexta-feira (15), junto a seu marido, Israel Nata Vicente, conhecido como Euro, por suspeita de tráfico humano e exploração sexual infantil.
A prisão, conforme informações do g1, ocorreu após um inquérito criminal do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), que investigam a exposição de menores em suas redes sociais. A notoriedade do caso aumentou após o youtuber Felca ter denunciado, em um vídeo, as supostas práticas de exploração.
A trajetória e a polêmica
Hytalo Santos construiu sua fama principalmente no TikTok, com um formato de conteúdo semelhante ao de Carlinhos Maia, em que reúne diversas pessoas em uma casa e compartilha a rotina delas. Ele se referia a algumas meninas como "filhas" e a meninos como "genros", e seus vídeos frequentemente os mostravam em dancinhas e situações do cotidiano. Antes da conta ser desativada, ele acumulava mais de 17 milhões de seguidores no Instagram, 2,4 milhões no TikTok e 5 milhões no YouTube.
As denúncias contra Hytalo ganharam força com o vídeo de Felca, que criticou o influenciador por, supostamente, lucrar com a exposição de jovens como Kamyla Santos, que entrou em seu círculo aos 12 anos. Felca alegou que Hytalo percebeu que "quanto mais era mostrado da Kamylinha, em todos os sentidos, mais retornava em números", sugerindo uma exploração que se estendeu da pré-adolescência à adolescência da jovem. O youtuber também levantou a questão do público de Hytalo, que, segundo ele, inclui "homens adultos" que assistem aos vídeos com motivações questionáveis.
Além dos vídeos, Hytalo gerenciava um perfil de sorteios de prêmios, como celulares e carros, com mais de 1,9 milhão de seguidores. Em dezembro de 2023, seu casamento foi outro destaque na internet, com uma festa avaliada em R$ 4 milhões e presentes como iPhones 15 Pro Max para os convidados.
A resposta dos envolvidos
A defesa de Hytalo Santos declarou que o influenciador "jamais compactuou com qualquer ato atentatório à dignidade de crianças e adolescentes". Eles afirmam que tudo será provado no decorrer da investigação. A conta de Kamyla Santos no Instagram também foi retirada do ar após a repercussão das denúncias.
O MPPB confirmou que o inquérito criminal já estava em andamento antes do vídeo de Felca e que as investigações continuam. A Meta, dona do Instagram, não se pronunciou sobre o motivo da desativação da conta de Hytalo.