HOME > Sudeste

Produtores de tilápia estimam perda milionária com tarifa de 50%

'É nosso papel defender as indústrias paulistas', afirmou a Associação dos Piscicultores

Tilápia (Foto: Divulgação)

247 - Produtores de peixes de São Paulo estimaram que o setor pode perder mais de R$ 75 milhões em receita no estado até o final do ano, caso não seja revogada a tarifa de 50% determinada pelo governo Donald Trump contra as exportações brasileiras para os Estados Unidos. O relato foi publicado nesta segunda-feira (8) pelo jornal Folha de S.Paulo.

"Em 2024, a piscicultura brasileira como um todo exportou R$ 200 milhões (valores sem custos de seguro e frete) para os Estados Unidos e cerca de 60% desse total foi comercializado no segundo semestre. A estimativa de perdas considera os embarques previstos pelas empresas paulistas que lideram as exportações de tilápia", afirmou em nota Marilsa Patrício, secretária executiva da Peixe SP (Associação dos Piscicultores em Águas Paulistas e da União).

"É nosso papel defender as indústrias paulistas contra essa tarifa, especialmente num momento em que nossa piscicultura dá passos consistentes rumo ao mercado internacional. Os Estados Unidos compraram mais de 2.300 toneladas de tilápia paulista nos primeiros seis meses do ano. Não estamos falando somente de perda de mercado, mas de um risco muito grande para desemprego. A cadeia da tilápia é composta, prioritariamente, por pequenos produtores e todos são afetados pelas tarifas dos EUA."

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...