HOME > Sudeste

Navio-plataforma P-78 parte de Singapura para o campo de Búzios e deve antecipar produção de petróleo no pré-sal

Com capacidade de 180 mil barris por dia, nova unidade da Petrobras deve elevar em 18% a produção do campo de Búzios, na Bacia de Santos

Navio-plataforma P-78 (Foto: Divulgação)
Guilherme Levorato avatar
Conteúdo postado por:

247 - O navio-plataforma P-78, da Petrobras, zarpou no domingo (13) do estaleiro Benoi, em Singapura, com destino ao campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. A informação foi divulgada pela própria estatal em seu portal oficial. O transporte da unidade com tripulação a bordo permitirá a antecipação do início da operação em cerca de duas semanas, segundo a empresa.

O modelo de deslocamento, chamado de “rebocada tripulada”, permite que sistemas complexos da plataforma permaneçam ativos durante a viagem, o que viabiliza a continuidade do comissionamento, treinamentos operacionais e redução do tempo necessário para início efetivo da produção após a chegada ao destino final.

A diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos, celebrou o cumprimento do cronograma. “É muito importante cumprir o cronograma que estava previsto para a conclusão da plataforma com sucesso, isso reforça a nossa capacidade em conduzir os nossos projetos e gerenciá-los de maneira mais integral, observando sempre os aspectos de segurança e eficiência”, destacou a executiva.

Já Renata Baruzzi, diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação, declarou: “conduzir grandes projetos de FPSOs, como a P-78, é um orgulho para a Petrobras que, junto com os seus parceiros, alcança a meta de instalar a sétima plataforma no Campo de Búzios. Em breve a P-78 se juntará às demais unidades produtoras, incrementando ainda mais a produção”.

Nova plataforma reforça produção no maior campo em águas ultraprofundas do mundo - Com capacidade para produzir até 180 mil barris de petróleo por dia e comprimir 7,2 milhões de metros cúbicos de gás, o FPSO P-78 deve entrar em operação em dezembro de 2025. Quando em plena atividade, sua contribuição elevará em 18% a produção atual do campo de Búzios, que passará para cerca de 1,15 milhão de barris diários.

O campo de Búzios, localizado a aproximadamente 180 km da costa do estado do Rio de Janeiro, é explorado em águas ultraprofundas, com até 2,1 mil metros de profundidade. A nova unidade será a sétima a operar na região, que já conta com as plataformas P-74, P-75, P-76, P-77, Almirante Barroso e Almirante Tamandaré.

O projeto da P-78 inclui 13 poços interligados, sendo seis produtores (dois deles reversíveis para injetores), seis injetores WAG (injeção alternada de água e gás) e um injetor de gás. A interligação será feita por meio de dutos rígidos e flexíveis destinados à produção, injeção, exportação e linhas de gás lift e serviços.

Construção internacional com participação brasileira - A construção do casco da P-78 foi realizada em estaleiros nas cidades de Yantai e Hayang, na China, e em Ulsan, na Coreia do Sul, onde também ocorreu a integração dos blocos estruturais. Posteriormente, o casco foi transportado para Singapura, onde a empresa Seatrium concluiu a montagem e o comissionamento dos módulos superiores (“topside”). Parte desses módulos foi construída no Brasil, no estaleiro Seatrium Angra dos Reis (antigo Brasfels).

A Petrobras destaca que o envio da plataforma à locação definitiva marca um avanço logístico e operacional em seus megaprojetos no pré-sal, com reflexos positivos na eficiência e no aproveitamento de recursos técnicos e humanos ao longo de toda a cadeia.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Relacionados

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...