HOME > Sudeste

Fechamento de fábrica de biscoitos deixa 500 desempregados

O sindicato da categoria informou que continuará acompanhando o caso

Fechamento de fábrica de biscoitos deixa 500 desempregados (Foto: Agência Brasil)

Cerca de 500 trabalhadores foram demitidos após o Grupo M. Dias Branco, líder no segmento de massas e biscoitos no Brasil, anunciar o fechamento de sua fábrica em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo. A decisão foi comunicada na última segunda-feira (9) e publicada pelo portal Metrópoles.

A fábrica, inaugurada em 1960, teve suas operações transferidas para outras unidades do grupo. Em nota, a empresa justificou a medida como parte de uma estratégia para aumentar a eficiência operacional, reduzir custos e agilizar a distribuição de produtos. “Maior eficiência operacional, redução de custos e agilidade dos produtos” foram os objetivos citados pela companhia.

Medidas para os trabalhadores afetados

A companhia afirmou que negociou com o sindicato dos trabalhadores e aprovou um pacote de benefícios, incluindo verbas rescisórias previstas por lei e programas de capacitação para auxiliar na recolocação dos profissionais no mercado de trabalho.

Além disso, o Grupo M. Dias Branco declarou estar comprometido com a transição: “Estamos disponibilizando recursos para a qualificação dos funcionários, com o objetivo de minimizar os impactos dessa decisão e facilitar a reintegração ao mercado de trabalho”.

Impactos na economia local

O fechamento da fábrica representa um duro golpe para Lençóis Paulista, que tem a economia fortemente atrelada às atividades industriais. A perda de 500 empregos diretos deverá gerar reflexos também no comércio e nos serviços locais.

Para muitos trabalhadores, o encerramento das operações na unidade de mais de 60 anos simboliza o fim de um ciclo e a necessidade de buscar novos horizontes. O sindicato da categoria informou que continuará acompanhando o caso e apoiando os profissionais afetados.

Carregando anúncios...