Estações do Metrô fechadas por temporal de sexta-feira voltam a funcionar em SP
A tempestade é considerada a terceira maior registrada na cidade desde 1961
247 - A Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo retomou a operação completa entre as estações Jabaquara e Tucuruvi na noite de domingo (26), às 23h05, após uma paralisação que durou 55 horas devido ao forte temporal que atingiu a capital paulista na sexta-feira (24). A informação foi divulgada pelo portal G1.
De acordo com o Metrô, as estações Tucuruvi, Jardim São Paulo e Parada Inglesa precisaram ser fechadas após a chuva causar alagamentos significativos, atingindo os trilhos e áreas internas das estações. Imagens viralizaram nas redes mostrando os trilhos submersos por água barrenta e áreas repletas de lama e lixo, além de refeitórios danificados, comprometendo até equipamentos e alimentos.
Cerca de 200 funcionários foram mobilizados para realizar a drenagem, limpeza e os reparos necessários. Segundo a empresa, um muro de acesso à estação Jardim São Paulo "sucumbiu com a força da água, não impedindo a inundação da estação". Para evitar novos episódios, o Metrô informou que irá reforçar essa estrutura.
A tempestade, considerada a terceira maior registrada na cidade desde 1961, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), acumulou 125,4 mm de chuva em poucas horas. O fenômeno causou transtornos generalizados, incluindo queda de árvores, alagamentos em vias públicas e prejuízos à infraestrutura da cidade.