HOME > Sudeste

Convenção do PSDB para aclamar candidatura de Datena em São Paulo começa com confusão

Grupo que defende o apoio da legenda ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) nas próximas eleições, está promovendo protestos no local da convenção

Convenção do PSDB para aclamar candidatura de Datena em São Paulo começa com confusão (Foto: Reprodução/SBTNews)

247 - A convenção do PSDB que tem como objetivo aclamar José Luiz Datena como o candidato do partido à prefeitura de São Paulo, realizada na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp) neste sábado (27), começou com tumulto. Um grupo de dissidentes tucanos, liderado pelo ex-presidente do diretório municipal, Fernando Alfredo, que defende o apoio da legenda ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) nas próximas eleições, está promovendo protestos no local.

Segundo o jornal O Globo, os manifestantes, identificados com camisetas estampadas com "Militância Tucana - Respeitem nossa história", instalaram um carro de som que toca declarações passadas de Datena contra o partido, como "Aécio deveria estar preso", "acho que ele recebeu propina mesmo" e "se o Aécio for preso eu venho de cueca apresentar o programa".

Ainda conforme a reportagem, o grupo está usando apitos e buzinas e, aos gritos de "democracia", tenta forçar a entrada no plenário da Alesp. Apesar do clima tenso, ainda não houve agressões. A Polícia Militar (PM) foi chamada para tentar organizar o início do evento. Mario Covas Neto, presidente da federação PSDB-Cidadania, chegou a ser barrado pela PM ao tentar acessar o plenário por um corredor congestionado pelos manifestantes. Fernando Alfredo estava pedindo calma aos seus apoiadores.

Com a candidatura de José Luiz Datena já confirmada pela direção nacional da federação PSDB-Cidadania, a convenção municipal tucana ainda precisa resolver algumas questões. Uma delas é a escolha do vice da chapa, que será anunciada pelo próprio Datena durante o encontro. O ex-senador José Aníbal, presidente do diretório municipal do PSDB, é o mais cotado para o cargo, seguido pelo ex-vereador Mário Covas Neto, tio do falecido prefeito Bruno Covas.

O anúncio da candidatura de Datena feito pela direção partidária na sexta-feira foi uma resposta ao cenário de dissidência. Segundo Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, o estatuto permite que a cúpula do partido decida em cidades com mais de 200 mil habitantes quando há "atrito" entre os filiados.

Para que a candidatura seja oficializada, o partido precisa registrar a candidatura na Justiça Eleitoral após a convenção, com prazo final até 15 de agosto. Aníbal não prevê mudanças no evento deste sábado e afirma que Datena será "aclamado" pelos líderes do partido.

Datena se filiou ao PSDB apenas em abril, após aparecer em eventos e considerar a possibilidade de ser vice da deputada federal Tabata Amaral em uma chapa com o PSB. Esse movimento foi uma estratégia de Tabata para garantir o apoio dos tucanos, mas a negociação esfriou quando Datena se mostrou competitivo nas pesquisas eleitorais em São Paulo, superando a deputada.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...