HOME > Sudeste

Alckmin participa de missa em Aparecida no Dia da Padroeira

Vice-presidente acompanhou celebração conduzida por dom Orlando Brandes, que destacou combate à pobreza e à desigualdade

Imagem de Nossa Senhora Aparecida (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

247 - A missa solene em homenagem ao Dia de Nossa Senhora Aparecida foi realizada na manhã deste domingo (12), reunindo cerca de 150 mil fiéis na Basílica de Aparecida, no interior de São Paulo. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), que exerce interinamente a Presidência da República, esteve presente na celebração, informa a Folha de S.Paulo.

Representando o governo paulista, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab (PSD), também acompanhou a cerimônia, presidida pelo cardeal arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes.

A mensagem do arcebispo

Em sua homilia, dom Orlando ressaltou a necessidade de enfrentar a pobreza e reduzir as desigualdades sociais no país. “Os que foram eleitos pelo povo votem em leis favoráveis ao povo de Deus, aos pobres”, disse o cardeal, sendo aplaudido pelos presentes.

O religioso ainda destacou a devoção popular, lembrando que cerca de 40 mil romeiros chegaram a pé ao santuário apenas neste domingo, mantendo viva a tradição da peregrinação.

Tema e programação

Neste ano, a celebração tem como lema “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”, proposta que, segundo o Santuário Nacional, une fé, esperança e compromisso com a preservação da vida e da criação.

“A celebração convida os fiéis, inspirados por Maria, a voltar os olhares para a proteção e valorização da vida em todas as suas dimensões”, destacou a instituição.

O tema está em sintonia com o Jubileu de 2025, proclamado pelo papa Francisco. Ao longo do dia, sete missas estão programadas, a primeira às 5h e a última às 18h, consolidando Aparecida como um dos maiores centros de devoção religiosa da América Latina.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...