TV 247 logo
      HOME > Sudeste

      Agência Nacional de Mineração aumenta o nível de emergência de barragem em Brumadinho (MG)

      No município mineiro já ocorreu uma das maiores tragédias ambientais da história do Brasil

      Barragem B-1 da Emicon Mineração e Terraplenagem, em Brumadinho, no estado de Minas Gerais (Foto: ANM (Divulgação))
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou que elevou o nível de emergência de 1 para 2 da barragem B1-A, da Emicon Mineração e Terraplenagem, na cidade de Brumadinho (MG). O alerta foi divulgado nessa quarta-feira (23). No município mineiro ocorreu uma das maiores tragédias ambientais da história do Brasil. Em 25 de janeiro de 2019, o rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão deixou 270 mortos. Dois eram bebês em gestação - outras duas pessoas ainda estão desaparecidas.

      A atenção é voltada às famílias que moram perto da Mina do Quéias. De acordo com o prefeito de Brumadinho, Gabriel Parreiras (PRD), seis famílias moram na área de risco, conforme relato publicado na Folha de S.Paulo.

      "A prefeitura está disposta a custear todo e qualquer tipo de despesa que tiver para essas famílias saírem de lá, mas entendendo que isso é de responsabilidade da empresa", afirmou o prefeito.

      De acordo com a ANM, não existe risco iminente de rompimento da barragem. O patamar 2 é um abaixo do nível máximo de emergência na metodologia da agência. "A decisão foi tomada durante o período de estiagem, o que reduz os riscos hidrológicos. A medida visa garantir que a evacuação da população ocorra de forma segura e organizada", disse a agência.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...