Janja usa pela segunda vez casaco palestino na abertura da Assembleia Geral da ONU
A peça foi um presente da embaixada da Palestina no Brasil, sendo interpretado como um gesto de apoio aos palestinos
247 - A primeira-dama Rosângela da Silva apareceu nesta terça-feira (23) usando um casaco palestino na abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York (EUA). A peça foi um presente da embaixada da Palestina no Brasil, sendo interpretado como um gesto de apoio aos palestinos em um momento delicado do conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.
O gesto da primeira-dama também ocorreu na assembleia do ano passado. No contexto atual, Janja fez uso do casaco em um cenário de reconhecimentos diplomáticos do Estado da Palestina. Reino Unido, Canadá, Austrália, Portugal, França, Bélgica e Mônaco também oficializaram o reconhecimento da Palestina.
De acordo com estatísticas divulgadas pelo Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, mais de 65 mil palestinos morreram vítimas dos ataques das forças militares israelenses desde outubro de 2023.
Uma equipe jurídica da África do Sul denunciou Israel na Corte Internacional de Justiça (CIJ) pelo crime de genocídio e o Tribunal Penal Internacional chegou a emitir um mandado de prisão contra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. O Brasil, sob o governo Lula, também já condenou publicamente os crimes de guerra cometidos por Israel na Faixa de Gaza e em regiões próximas no Oriente Médio.
Os ataques continuam e as forças israelenses passaram não apenas a matar, mas a bloquear ajuda humanitária para milhares de pessoas que tentam sobreviver em Gaza.


