TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Cerca de 9 mil pessoas serão atendidas em mutirões de perícia conectada neste fim de semana

      Ao todo, 45 municípios de diferentes regiões do país receberão o serviço de atendimento remoto

      Cerca de 9 mil pessoas serão atendidas em mutirões de perícia conectada neste fim de semana (Foto: TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Ministério da Previdência Social, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), anunciou que cerca de 9 mil segurados serão atendidos neste fim de semana, nos dias 30 e 31 de agosto, por meio de mutirões de Perícia Conectada. A informação foi divulgada pelo portal oficial do governo federal.

      Ao todo, 45 municípios de diferentes regiões do país receberão o serviço de atendimento remoto, com o objetivo de diminuir a fila de espera para perícias médicas, especialmente em locais onde há déficit de profissionais. Segundo o governo, a iniciativa garante que segurados não precisem se deslocar longas distâncias para realizar o procedimento.

      Entre os municípios que concentraram maior número de atendimentos, Londrina (PR) lidera a lista, com 1.340 vagas abertas. Na sequência estão João Pessoa (PB), com 504 atendimentos, Maringá (PR), com 500, além de Ribeirão Preto (SP) e Guarulhos (SP), ambas com 400 vagas. Todas as marcações foram destinadas a segurados que já aguardavam agendamento, mas enfrentavam prazos elevados para conseguir atendimento.

      Como funciona a perícia conectada

      O modelo é utilizado em casos de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) não conformados pelo sistema Atestmed, em avaliações médicas para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a pessoas com deficiência e nas revisões do benefício assistencial (REVBPC).

      De acordo com o Ministério da Previdência, o formato remoto preserva as mesmas garantias da perícia presencial. O sigilo médico e a privacidade dos segurados são assegurados, mantendo-se os princípios básicos de confidencialidade do atendimento.

      A medida faz parte de um esforço contínuo do governo federal para acelerar o acesso a benefícios e reduzir gargalos históricos na rede pericial do INSS, oferecendo maior agilidade e eficiência no atendimento aos cidadãos.

      Relacionados

      Carregando anúncios...