TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Cappelli reafirma que comunicações governamentais devem ser feitas fora do Whatsapp

      Presidente da ABDI defende uma plataforma própria para o governo

      Ricardo Cappelli (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

      247 – Em uma entrevista concedida à Sputnik Brasil, Ricardo Cappelli, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), destacou a necessidade de substituir o WhatsApp por uma plataforma de mensagens exclusiva e nacional para comunicações estratégicas entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A proposta visa aumentar a segurança das comunicações oficiais e evitar vazamentos e roubos de dados.

      Segundo Cappelli, a iniciativa já está em andamento, e não toda a comunicação do governo estará sob controle da ABDI, que é uma entidade sem fins lucrativos. O objetivo é contratar um serviço de mensagens que não dependa de empresas estrangeiras, como ressaltado pelo antigo secretário-executivo do Ministério da Justiça, que desistiu do WhatsApp por preocupações com a segurança.

      O presidente da ABDI também mencionou que essa prática já é adotada pelo Exército Brasileiro, que usa o EBChat, desenvolvido por uma empresa nacional de tecnologia estratégica. O projeto da ABDI prevê a contratação de uma solução de mensageria por meio de licitação, com a finalização do processo prevista para o final do mês.

      Adicionalmente, Cappelli abordou o compromisso da ABDI com a inovação tecnológica no Brasil, citando programas como o Startup Indústria e o Agro 4.0, além do desenvolvimento de um hub de inovação para startups, enfatizando o potencial do Brasil em se tornar um centro de inovação comparável ao Vale do Silício.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...