Bitcoin em destaque: o que está por trás do forte aumento no preço?
O Bitcoin teve um aumento histórico de preço recentemente, com seu recorde histórico atingindo $1.200 000.
Analistas do mercado de criptomoedas atribuem esse fato a um forte aumento no interesse de investidores institucionais no ativo digital. Se você acompanhar o crescimento da moeda desde o início deste ano, poderá notar um aumento de 25% no valor do bitcoin. Vamos analisar os motivos do crescimento e quais são as perspectivas futuras do Bitcoin no mercado financeiro com analistas da empresa de desenvolvimento de projetos de criptomoedas Merehead.com
Especialistas bancários internacionais observam o apoio significativo às criptomoedas por parte do governo americano. Estamos falando da política de criptomoedas adotada pelos Estados Unidos e de três projetos de lei favoráveis a elas . Os EUA estão aumentando a adoção de criptomoedas em mercados emergentes, e os ativos digitais estão agora no centro das atenções da liderança política em Washington.
Quando a taxa do Bitcoin começou a subir?
Após o segundo mandato de Donald Trump, a taxa subiu acentuadamente no início de novembro. Afinal, o futuro presidente anunciou a flexibilização da regulamentação das criptomoedas. Essa taxa perdurou por várias semanas e começou a cair devido à ausência de medidas específicas por parte do novo presidente.
Então, a guerra comercial de Trump prejudicou as criptomoedas. A incerteza nos mercados globais forçou os investidores a considerar moedas mais seguras. Mas, depois de alguns meses, o pânico diminuiu, pois as decisões de Trump começaram a ser vistas não como ameaças diretas, mas como oportunidades para fechar grandes negócios.

Bitcoin: O que é essa moeda e como ela funciona?
O Bitcoin é a primeira e mais popular criptomoeda do mundo. Suas características:
- falta de incorporação real (cortes);
- com base em métodos criptográficos;
- descentralização completa (não há um único administrador);
- não há subordinação a nenhum regulador ou banco.
O Bitcoin tornou-se conhecido em 2008 e as primeiras 50 moedas surgiram em 2009. "Bitcoins" podem ser obtidos comprando moedas fiduciárias; este ativo digital é usado para pagar por serviços e bens. A opção mais difícil é minerar moedas você mesmo.
Para armazenar um ativo digital, você precisa de uma carteira eletrônica. Trata-se de armazenamentos frios e quentes localizados em PCs, smartphones e mídias separadas. Se você perder o acesso à sua carteira, o proprietário também perderá os ativos digitais.
As transações com criptomoedas são realizadas dessa maneira. O comprador do produto ou serviço e o vendedor devem ter uma chave pública e uma privada. A primeira é semelhante a uma conta bancária, e a segunda é necessária para confirmar a transação. Depois disso, inicia-se o processo de envio do ativo, formando um novo bloco na cadeia do blockchain, juntamente com outras transações .
Os participantes do sistema de criptomoedas (mineradores) recebem essas informações, as verificam e confirmam. Os mineradores precisam ter servidores de alta potência e certas habilidades profissionais. Existe uma espécie de competição entre os mineradores. Quem primeiro verificar e confirmar as informações sobre a transação receberá seus bitcoins.
Esta é a segurança do blockchain: um bloco com informações verificadas torna-se parte de sua cadeia. Todas as transações e carteiras dos participantes estão disponíveis aqui, e tudo acontece anonimamente.
Reserva Estratégica dos EUA: O que Trump está planejando?
Como mencionado acima, a tendência de crescimento das criptomoedas foi definida pelo presidente Trump, que prestou muita atenção ao ativo digital. Em março, após assumir o cargo, o presidente dos EUA realizou uma cúpula sobre criptomoedas na Casa Branca e anunciou planos para criar uma reserva nacional de moedas digitais.
Foi assinado um decreto sobre a criação de uma reserva estratégica de bitcoins e outros criptoativos . O bilionário David Sachs tornou-se o representante em questões de criptomoedas. Ele tranquilizou os contribuintes, afirmando que tal reserva seria formada exclusivamente a partir de ativos confiscados. Portanto, não há recursos alocados para compra.
Na época dessas declarações (março de 2025), o governo dos EUA tinha cerca de 200.000 bitcoins à disposição. Trump estabeleceu a meta ambiciosa de tornar os Estados Unidos o centro mundial das criptomoedas. Entre os apoiadores do presidente estão muitos grandes investidores em criptomoedas, mas também há preocupações. Os opositores da ideia sugerem que as autoridades começarão a manipular o mercado de criptomoedas.
Recorde de preço do Bitcoin
A criptomoeda está quebrando todos os recordes de crescimento. Em apenas um dia, o Bitcoin cresceu 2%. Antes disso, o preço de $109.000 permaneceu estável por várias semanas. Seguindo o ativo principal, outras altcoins começaram a subir de preço:
- ETH subiu 6% para $3.641;
- XRP - alta de quase 3,7% ($3,52);
- SOL em 11 % ($1,82).

O crescimento foi influenciado pelas preocupações dos investidores e pela crescente desconfiança em moedas fiduciárias e ativos de matérias-primas, em um contexto de eventos geopolíticos: instabilidade macroeconômica da política americana e tarifas de Trump, além de ações militares na Ucrânia e no Oriente Médio. Nesse contexto, o Bitcoin está se tornando um ativo escasso, não controlado por governos e posicionado como o mais seguro para investimento.
Grandes investimentos na moeda começaram, o que imediatamente impactou o crescimento da taxa. Já no início de julho, a entrada líquida de bitcoin em fundos negociados em bolsa (ETFs) à vista totalizou $1,2 bilhão. Fatores favoráveis ao crescimento da taxa do bitcoin foram as compras de criptomoedas por grandes corporações e as mudanças na regulamentação de ativos digitais nos Estados Unidos.
Tendências de crescimento da moeda: o que contribuiu para o aumento do preço
A forte alta no preço do BTC trouxe de volta sua comparação com o ouro digital. Em meados de julho, o valor da moeda atingiu a máxima histórica de $120.000 . Os investidores claramente veem o Bitcoin em pé de igualdade com o ouro, especialmente no contexto de catástrofes geopolíticas.
Quais tendências foram observadas desde março-abril de 2025:
- subindo para $70.000 após o anúncio de aumento de tarifas por Trump, em meio à queda dos mercados de ações;
- aumento de preço após decreto do presidente dos EUA sobre a criação de uma reserva estratégica de criptomoedas;
- atitude de muitos governos e corporações em relação ao BTC está mudando, o que legitima a criptomoeda e facilita sua integração nas principais economias globais.
O reconhecimento do Bitcoin como parte dos ativos soberanos dos Estados Unidos mudou completamente o sistema de risco global. Assim, o Bitcoin foi legalizado e as instituições estatais estão começando a interagir ativamente com criptomoedas. Essas tendências apenas comprovaram a singularidade da moeda digital.
O preço das criptomoedas aumentará ainda mais?
Desde maio, o Bitcoin tem sido negociado na faixa de $100.000 a $110.000. A oferta de BTC é fixa, restando apenas 21 milhões de Bitcoins. Instituições globais começaram a enxergar esse ativo digital como emergente e capaz de se tornar uma ferramenta de hedge macroeconômico.
Acontecimentos recentes têm dado confiança em um maior crescimento de preços, com especialistas do setor prevendo um possível preço de $145.167 este ano. Mais de 20 profissionais disseram que o crescimento pode chegar a $458.000 até o final da década.
O crescimento é atribuído à alta inflação das moedas fiduciárias, e investidores (grandes e pequenos) preferem ativos mais sólidos e confiáveis, incluindo o BTC. Essa criptomoeda é chamada de uma versão aprimorada do ouro, que tem sido um meio confiável de poupança há séculos.
Há também analistas menos otimistas que acreditam que o preço do Bitcoin cairá para $80.000. No momento, eles consideram o preço artificialmente inflado, acusando a atual administração de especulação.
No contexto de instabilidade geopolítica, é difícil fazer previsões inequívocas. Embora o Bitcoin não tenha se tornado um método de pagamento amplamente aceito em seus 16 anos de existência, seu crescimento dá esperanças de tal avanço em um futuro próximo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: