HOME > Mundo

Uma roqueira que trabalhou nos EUA e elogiou livro sobre Hitler: o que se sabe da possível futura primeira-ministra do Japão

Sanae Takaichi é considerada uma das políticas mais experientes do Japão, admiradora de Margaret Thatcher

Sanae Takaichi (Foto: Reuters)

247 - O Partido Liberal Democrático, que governa o Japão, escolheu no sábado (4) Sanae Takaichi como sua nova primeira-ministra. Após a aprovação parlamentar, ela poderá se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo. A reportagem é do canal RT.

Quem é Sanae Takaichi?

Takaichi é considerada uma das políticas mais experientes do Japão, admiradora de Margaret Thatcher e seguidora de Shinzo Abe.

Antes de mergulhar de vez na vida política:

- Atuou como pesquisadora no Congresso dos EUA;

- Foi apresentadora de TV na Asahi;

- Tocava bateria em uma banda de heavy metal;

- É torcedora fanática dos Hanshin Tigers, além de praticar mergulho e artes marciais.

Polêmicas e trajetória política

Eleita pela primeira vez ao Parlamento em 1993, Takaichi já conquistou nove reeleições. Seu nome apareceu em 1994 no livro “A estratégia eleitoral de Hitler”, onde teria defendido a importância de uma “vontade forte” na política. Anos mais tarde, sua equipe declarou não se lembrar se ela de fato disse isso.

Posições e política externa

Nacionalista convicta e aliada próxima do falecido Shinzo Abe, Takaichi defende a ideia de “Japão primeiro”. Ela acredita que Tóquio não deve pedir desculpas por seu passado militar e já visitou o polêmico santuário de Yasukuni, que homenageia criminosos de guerra.

No cenário internacional:

- Pode adotar uma linha mais dura nas relações com China e Coreia do Sul

- Já criticou acordos comerciais com os EUA, classificando-os como “desiguais”

- O Parlamento japonês votará seu nome em 15 de outubro. Caso seja confirmada, Sanae Takaichi fará história como a primeira mulher a liderar o Japão e será a quarta pessoa a ocupar o cargo de primeiro-ministro em apenas cinco anos.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...