TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Trump quer expulsar moradores de rua de Washington e mandá-los para 'longe da capital'

      Presidente dos EUA afirma que medida visa aumentar a segurança e a beleza da cidade

      O presidente dos EUA, Donald Trump - 22/07/2025 (Foto: REUTERS/Kent Nishimura)

      Reuters - O presidente Donald Trump prometeu no domingo despejar moradores de rua da capital do país e prender criminosos, apesar do prefeito de Washington argumentar que não há um aumento atual na criminalidade.

      "Os moradores de rua precisam sair, IMEDIATAMENTE. Nós lhes daremos lugares para ficar, mas LONGE da Capital. Os criminosos, vocês não precisam sair. Vamos colocá-los na cadeia, onde é o seu lugar", postou Trump na plataforma Truth Social.

      A Casa Branca se recusou a explicar qual autoridade legal Trump usaria para despejar pessoas de Washington. O presidente republicano controla apenas terras e prédios federais na cidade.

      Trump está planejando realizar uma coletiva de imprensa na segunda-feira para "impedir crimes violentos em Washington, DC". Não ficou claro se ele anunciaria mais detalhes sobre seu plano de despejo.

      A publicação de Trump no Truth Social incluía fotos de barracas e ruas de Washington D.C. com um pouco de lixo. "Vou tornar nossa capital mais segura e bonita do que nunca", disse ele.

      De acordo com a Community Partnership, uma organização que trabalha para reduzir a falta de moradia em DC, em qualquer noite há 3.782 pessoas solteiras em situação de rua na cidade de cerca de 700.000 habitantes.

      A maioria dos moradores de rua está em abrigos de emergência ou moradias temporárias. Cerca de 800 são considerados desabrigados ou "em situação de rua", segundo a organização.

      Um funcionário da Casa Branca disse na sexta-feira que mais policiais federais estavam sendo mobilizados na cidade após um ataque violento a um jovem funcionário do governo Trump que irritou o presidente.

      Os supostos crimes investigados por agentes federais na noite de sexta-feira incluíam "várias pessoas portando pistola sem carteira", motoristas dirigindo com carteira suspensa e pilotando motos de moto, de acordo com uma autoridade da Casa Branca no domingo. A autoridade disse que 450 policiais federais foram mobilizados pela cidade no sábado.

      A prefeita democrata de Washington, DC, Muriel Bowser, disse no domingo que a capital "não estava passando por um pico de criminalidade".

      "É verdade que tivemos um pico terrível na criminalidade em 2023, mas não estamos em 2023", disse Bowser no programa The Weekend, da MSNBC. "Passamos os últimos dois anos reduzindo a criminalidade violenta nesta cidade, reduzindo-a ao menor nível em 30 anos."

      O departamento de polícia da cidade relata que os crimes violentos nos primeiros sete meses de 2025 caíram 26% em DC em comparação com o ano passado, enquanto a criminalidade geral caiu cerca de 7%.

      Bowser disse que Trump está "muito ciente" do trabalho da cidade com a polícia federal após se reunir com Trump há algumas semanas no Salão Oval.

      O Congresso dos EUA tem controle do orçamento de DC depois que o distrito foi estabelecido em 1790 com terras dos estados vizinhos Virgínia e Maryland, mas os eleitores residentes elegem um prefeito e um conselho municipal.

      Para Trump assumir o controle da cidade, o Congresso provavelmente teria que aprovar uma lei revogando a lei que estabeleceu a liderança eleita local, a qual Trump teria que assinar.

      Bowser destacou no domingo a capacidade do presidente de convocar a Guarda Nacional se quisesse, uma tática que o governo usou recentemente em Los Angeles após protestos contra a imigração, apesar das objeções de autoridades locais.

      Carregando anúncios...