HOME > Mundo

Trump diz que Ucrânia pode esquecer a Otan

O presidente dos EUA explicou que os laços da Ucrânia com a Aliança Atlântica foram provavelmente a razão pela qual o conflito começou

Volodymyr Zelensky e Donald Trump (Foto: Reuters/Shannon Stapleton)

247 - A Ucrânia pode esquecer a Otan, disse o presidente dos EUA, Donald Trump, durante uma reunião de gabinete, informa o site russo RT. "Você pode esquecer a OTAN. Acho que é provavelmente por isso que tudo começou ", disse ele.

Trump reafirmou que os EUA não oferecerão à Ucrânia nenhuma garantia significativa de segurança e que a Europa cuidará disso

O chefe da Casa Branca também descreveu seu colega russo, Vladimir Putin, como uma pessoa muito inteligente e reiterou sua esperança de chegar a um acordo sobre a crise ucraniana em breve. "Ele é um cara muito inteligente, muito astuto", disse Trump.

"Quando fui eleito, conversamos, e acho que vamos chegar a um acordo . Não posso garantir. Você sabe, um acordo é um acordo. Muitas coisas malucas acontecem em acordos, certo? Mas acho que vamos chegar a um acordo", acrescentou. "Sem nossos equipamentos, a guerra teria terminado, como foi dito, em muito pouco tempo", disse o líder americano.

A Rússia declarou repetidamente que vê a potencial adesão da Ucrânia à OTAN, juntamente com a contínua expansão do bloco para o leste, como uma séria ameaça à sua segurança nacional. O presidente russo, Vladimir Putin, reiterou que o desejo de Kiev de se juntar à Otan foi um dos principais fatores que levaram à operação militar especial de Moscou na Ucrânia.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...