HOME > Mundo

Terroristas avançam em direção a Homs enquanto exército sírio reforça defesas

Mais cedo, forças ligadas à oposição síria disseram que o exército estaria se retirando da província

Terroristas seguram armas em frente ao prédio do governo de Hama (Foto: REUTERS/Mahmoud Hassano)

247 - Na província central de Homs, Síria, o exército sírio afirmou nesta sexta-feira (6) que suas defesas permanecem sólidas, apesar das alegações de retirada de tropas feitas pela oposição. As informações são da Xinhua

A Sham FM relatou que não foram registrados confrontos durante as incursões entre os terroristas do Hayat Tahrir al-Sham (HTS) e as forças do governo do presidente Bashar al-Assad. 

Apesar das alegações da oposição sobre uma retirada do exército de Homs, um comunicado militar sírio negou tais movimentos, afirmando que as tropas permanecem posicionadas em "linhas defensivas sólidas" e receberam reforços.

O grupo terrorista HTS e vários outros grupos armados lançaram uma operação em larga escala contra o governo sírio em 29 de novembro, avançando do norte da região de Idlib em direção às cidades de Aleppo e Hama. Um dia depois, Aleppo, a segunda maior cidade da Síria, ficou sob o controle completo dos militantes pela primeira vez desde o início do conflito no país, em 2011.

O comando do exército sírio anunciou em 1º de dezembro que o avanço dos terroristas na região de Hama havia sido interrompido e que as tropas governamentais haviam lançado uma contraofensiva, retomando o controle de vários assentamentos anteriormente capturados pelos militantes. No entanto, em 5 de dezembro, o Ministério da Defesa da Síria informou que as forças armadas sírias se retiraram da cidade de Hama após intensas batalhas com os militantes. (Com informações da Sputnik). 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...